Hoje em dia não faltam ferramentas online para aprender inglês. Porém, falta uma coisa: saber quais são as melhores e qual o melhor jeito de usá-las.
Continue lendo este artigo e confira tudo mastigadinho. Assim você cria o seu arsenal de ferramentas para turbinar o seu inglês e foge do arroz com feijão do Duolingo.
Até porque, Duolingo é bom? É!
Mas não é suficiente.
Se você usa o Duolingo e tiver tempo sobrando, pode continuar usando. Porém, eu recomendo que você trabalhe com a estratégia e ferramentas deste artigo. Isso se você realmente está buscando a fluência no inglês para falar, entender nativos e escrever.
Falando nisso, o que é fluência?
Antes de continuar, se você preferir, pode assistir à aula completa transmitida no YouTube.
5 conceitos de fluência
- Facilidade, clareza no falar ou no escrever. (Dicionário Michaelis)
- Abundância; facilidade no dizer. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
- Facilidade de expressão; espontaneidade. (Infopédia – Dicionários Porto Editora)
- Facilidade de expressão: ter fluência oral. (Léxico – Dicionário de Português Online)
- Facilidade, espontaneidade no falar, tendo fluência em diversos tipos de línguas de várias naturalidades. Ser fluente em inglês (possuir, conhecimento sobre a língua inglesa). (Dicionário Informal)
Ser fluente em inglês é conseguir expressar o que você pensa de uma maneira natural. É estabelecer uma comunicação segura, falar com confiança, começar a falar algo e conseguir concluir.
E para isso acontecer, é necessário que as quatro habilidades sejam estimuladas: listening, speaking, reading & writing; e você vai aprender a estimular todas elas com a estratégia deste artigo.
Ferramentas para turbinar o seu inglês
#1 – Breaking News English
Esse site que tem mais de 2.800 lições em inglês, com tudo o que é tipo de tema sobre notícias que estão acontecendo no mundo. Ele é ótimo para você montar o seu material de estudos semanal.
As vantagens dele:
- 100% free.
- Atualizações quase diárias com coisas que estão acontecendo no mundo. Além de aprender inglês, você vai se atualizar sobre assuntos do seu interesse.
- Lições separadas por temas: você não perde tempo estudando coisas que você não gosta.
- Sistema separado por níveis: você não perde tempo estudando coisas com vocabulário fora do seu nível de conhecimento.
- Cada material possui mais de 20 exercícios. Assim fica fácil praticar as 4 habilidades da fluência com apenas um material de estudo.
- Exercícios de Speed Reading e Speed Listening, com 5 velocidades diferentes – dá até para baixar os áudios no celular. Exercício de Dictation para você ouvir o áudio falado por um nativo e ir digitando o que você entende e exercício Discussion Question, que ajuda você a montar frases. E muitas outras atividades.
Como ele é bem completo, você vai escolher uma lição e vai definir o quanto de tempo você vai investir por dia. Se você escolher estudar 30 minutos por dia, você vai fazer a quantidade de coisas que forem possíveis dentro daquele exercício, e só vai trocar de lição depois que concluir.
Acesse o Breaking News English.
Para te ajudar fazer essas lições, confira as próximas ferramentas.
#2 – Dictionary e Cambridge Dictionary
Você vai precisar de um bom dicionário para conferir o vocabulário e as palavras que você não conhece; não somente o significado como a pronúncia das palavras.
Eu gosto desses dicionários porque eles são leves e trazem uma série de informações adicionais sobre o termo pesquisado:
- Sinônimos
- Antônimos
- Exemplos de aplicações em frases
- Diferença entre o inglês britânico e americano (tanto na pronúncia quanto no significado)
Eles trazem também termos técnicos profissionais e, além de tudo, trazem imagem.
Com esses dois dicionários você só usa o Google Tradutor para traduzir se você quiser – minha recomendação: abandone o Google Tradutor.
Dica: antes de sair digitando no Google Tradutor, pesquise pelo termo em inglês no Google Imagens. Às vezes uma imagem fala mais que mil palavras.
Acesse o Dictionary.
Acesse o Cambridge Dictionary.
#3 – Accent Hero
Além de ouvir a pronúncia das palavras é muito importante que você também fale, assim você consegue melhorar a sua pronúncia. E o que você vai fazer para ter certeza que está pronunciando corretamente?
Você vai usar um verificador de pronúncia. Ele vai captar a sua fala através do microfone e vai dar o feedback do que precisa melhorar. É fantástico!
Depois disso, você precisa fazer vários exercícios. Para isso, você vai instalar o Grammarly, que vai fazer toda a correção gramatical e estrutural da frase.
Dica: configure o idioma do seu celular em inglês, porque assim ele já faz metade do trabalho.
Conheça o Accent Hero.
#4 – Hello Talk
Por fim, você precisa praticar seu speaking, não tem jeito.
Se você não tem ninguém para ser um guardião da fluência com você, você vai precisar fazer isso por meios alternativos. Por isso, eu recomendo que você instale um aplicativo para conversar com nativos e estrangeiros.
Uma grande vantagem desses aplicativos é que você tem uma série de ferramentas incorporadas para usar texto, áudio, vídeo, correção ortográfica e tradução.
Outra coisa maravilhosa é que você consegue conversar com pessoas que falam inglês e querem aprender o português. Não necessariamente um nativo inglês.
Você pode conversar com um chinês que fala inglês, mas que está querendo aprender português.
O legal é que, assim como você, a outra pessoa também está engajada em levar aquilo a sério.
Você pode passar facilmente 40 minutos conversando com alguém em inglês sem nem perceber – e sem gastar um tostão para isso!
Para conseguir usar esses aplicativos de forma produtiva, aqui vão uns hacks bem importantes:
- Tenha disciplina diária para acessar o app e falar com as pessoas. Se você faz isso uma vez por semana e não dá continuidade nas conversas, o negócio fica chato e depois a pessoa não te dará mais atenção.
- Seja interessante. Ninguém gosta de falar com gente chata. Se você não tem assunto, cace! Digita no Google: “conversation starters” e você vai ter uma infinidade de assuntos para conversar a respeito – ou conheça 57 frases para começar e manter uma conversa em inglês.
- Não se preocupe com o erro. Você vai errar mesmo. Se você fosse perfeito, não precisaria estar ali. Então calce as sandálias da humildade e se joga. A outra pessoa também cometerá erros. Quando você se permitir esse tipo de vivência, você vai exercitar o seu músculo da humildade e o seu perfeccionismo e medo do fracasso vão enfraquecendo.
- Capriche na foto de perfil e se você não quer ser interpretado como uma pessoa que está usando aquele aplicativo como se fosse o Tinder (porque sim, tem gente que usa o app para isso). Não vá escolher uma foto sensualizando.
- Entenda a cultura. Nem todo mundo é igual ao brasileiro. Então você pode sentir um choque de cultura ao falar com as pessoas. Achar elas mais frias e menos extrovertidas. Isso é normal.
- Gaste um tempo preenchendo o seu texto de perfil e completando todos os campos do aplicativo. Suas chances de conseguir gente legal para conversar aumentam assim.
- Envie convites para começar a conversa com muitas pessoas e entenda que esses aplicativos funcionam como se fosse um funil. Não é nada pessoal; não encare como rejeição. Se você fizer isso, terá muitas pessoas para conversar e, se não administrar bem seu tempo, é capaz de passar o resto do dia fazendo só isso.
- Novamente, tenha assunto. Depois de um tempo é normal não haver assunto entre as pessoas e a conversa esfriar. Então se informe, sugira um tópico para conversar a respeito. Conte coisas interessantes sobre a cultura do nosso país, lugares, sobre nossa linguagem, ensine gírias e expressões. Seja proativo. Não espere do outro a iniciativa de conversar, assuma o controle.
- Por fim, explique para pessoa sua proposta de estudos. Convide ela para fazer um bate-papo sobre o tema que você estudou. No material de estudos tem todas as perguntas que já são extraídas da notícia, assim você consegue discutir de forma objetiva e sem faltar assunto
Baixe o Hello Talk para dispositivos Android.
Baixe o Hello Talk para dispositivos iOS.
Conclusão
Essas são as minhas recomendações de ferramentas para turbinar o seu inglês.
São sites e aplicativos que podem acompanhar você em qualquer lugar e são ótimos aliados para alcançar a fluência.