fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Aumente seu vocabulário inglês com mapas mentais

Author picture
Robson Flores

Hoje vou provar para você na prática como o mapa mental é uma excelente estratégia para memorizar palavras em inglês e aumentar seu vocabulário.  

Você vai fazer um exercício, ok? Este exercício será realizado em dois dias. 

Primeiro dia: 

Pegue uma folha de papel e faça uma lista com as palavras a seguir: 

Basketball 

Golf 

Soccer 

Tennis 

Rugby 

Football 

Track 

Cycling 

Tennis 

Diving 

Water aerobics 

Swimming 

Water polo 

Hockey 

Baseball 

Depois de anotar todas essas palavras no papel, você terá 2 minutos para decorar. Programe o cronômetro do seu celular e tente memorizar o máximo de nomes que você conseguir. 

Depois anote no papel os nomes e conte quantos você conseguiu recordar. Anote. 

Segundo dia: 

Pegue uma outra folha de papel e escreva novamente o nome de todos os esportes, mas diferentemente de ontem, você vai fazer como na imagem abaixo. 

sports mind map

Depois você vai fazer a mesma coisa que fez anteriormente: programe o cronômetro do seu celular e tente memorizar o máximo de palavras que você conseguir. 

Após o cronômetro apitar, você vai anotar os nomes e contar quantos você conseguiu recordar. 

Compare os números. Quantos você memorizou no primeiro e quantos no segundo dia? 

Dificilmente você vai responder que decorou mais nomes no primeiro dia. Sabe por quê? Porque o método que você utilizou no segundo dia, conhecido como mapa mental, é uma estratégia utilizada para facilitar a memorização. 

Mas o que é um mapa mental? Eu te conto! 

Mind Map 

Mind map ou mapa mental é uma ferramenta utilizada para facilitar o processo de aprendizagem, seja para memorizar vocabulário, novas expressões, gramática… 

É uma ferramenta fácil e prática, muito utilizada em reuniões de empresas para organizar as ideias referentes ao assunto que está sendo tratado.  

Os mapas mentais funcionam de forma muito similar ao nosso cérebro: organizando por categorias. O processo de memorização é muito mais eficaz quando as coisas estão separadas em grupos. 

Como fazer um mapa mental? 

Vamos supor que você queira criar um mapa mental para aprender palavras relacionadas à esporte em inglês. 

No meio de uma folha você irá escrever dentro de um círculo a palavra “sports”. Depois você dividirá a folha em 4 partes, com 4 setas apontando para a palavra sports. No início de cada seta, você vai escrever dentro de um círculo as palavras: individual sportswater sportsteam sportscontact sports (escreva uma palavra para cada círculo). Por último, você vai pesquisar palavras em inglês referentes às quatro modalidades esportivas (você pode também pegar as palavras que você vai utilizar para fazer o exercício), e vai colocar cada palavra em seu respectivo grupo. 

Ao fazer este processo de desenhar o mapa mental, você estará reforçando essas palavras no seu cérebro. Seja criativo e faça um mapa colorido e com formas diferentes, isso também ajuda no processo de memorização. 

Agora você quer uma dica? Faça um mapa mental para memorizar os tempos verbais e suas variações! Isso vai te ajudar e muito. 


Compartilhe seu mapa mental nas redes sociais e marque a Nação Fluente para receber uma dica exclusiva! Estamos no LinkedIn e LinkedIn Company Page, Facebook e Instagram

Para aprender outras dicas incríveis de como memorizar vocabulário, é só clicar aqui

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada