fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como memorizar vocabulário em inglês e nunca mais esquecer

Como memorizar vocabulário em inglês
Author picture
Vânia Paula

A pior coisa que tem na vida é investir tempo estudando e depois perceber que aquela informação sumiu.

É bem comum esquecer o que estudou na hora que mais precisa, ainda mais quando se trata de falar inglês. Afinal, são muitas coisas para serem aprendidas de uma vez, então o cérebro tem que selecionar o que vai guardar na memória de longo prazo. O problema é que ele, às vezes, escolhe descartar algumas informações importantes.

Mas será que estamos fadados a aceitar isso?

Será que não há nada que possamos fazer para hackear a mente para não esquecer mais tudo o que estudamos?

A resposta é sim, e é justamente isso que trata este artigo.

Antes de continuar, se você preferir, pode assistir à aula completa transmitida no YouTube.

Primeiro, precisamos entender como funciona o processo de aprendizagem e armazenamento de informação no cérebro.

Nosso cérebro possui algumas categorias de memória.

Memória de curto prazo

Este tipo de memória retém a informação por menos tempo, até ela ser esquecida ou guardada.

Pode ser categorizada em:

Memória imediata

Retém a informação logo que é recebida. Um exemplo é quando somos apresentados ao nome de uma pessoa que acabamos de conhecer.

Memória de trabalho

A memória de trabalho é um sistema de multicomponentes, com capacidade limitada, relacionada à manutenção temporária e processamento da informação durante a realização de tarefas diversas. Nós a utilizamos em cálculos mentais, por exemplo, quando executamos um conjunto de operações mentais simultaneamente. Ao fazer a multiplicação 73×73 devemos realizar várias manipulações com os números em ordem e, ao mesmo tempo, armazenar resultados parciais.

Memória de longo prazo

A memória de longo prazo é a que retêm recordações de episódios e fatos da nossa vida. São elas:

Declarativa

São as lembranças que fazem parte dos fatos que você consegue contar. As perdas de memórias declarativas são comuns durante o envelhecimento e podem estar relacionadas ao fato de dar menos atenção aos fatos corriqueiros.

Não-declarativas

São memórias que não podem ser contadas ou ensinadas oralmente. Um bom exemplo disso é aprender a dirigir. Apesar da teoria, você só vai aprender se experimentar até que consiga realizar a atividade.

Semântica

Envolve os conhecimentos organizadores do mundo. Por exemplo, nós lembramos a data em que o Brasil foi descoberto e quem o descobriu.

Episódica

É a memória autobiográfica e envolve os acontecimentos da vida de uma pessoa. Por exemplo, lembrar da sua formatura, do dia do casamento ou da entrevista de emprego.

Estudar não é aprender

Entendendo quais são as memórias, você já entendeu que estudar não é aprender?

Você pode passar horas estudando e sem aprender nada.

Estudar em momentos que você está estressado eleva os níveis de cortisol e isso age diretamente com a qualidade da retenção da informação. Estudar depois de um dia cansado de trabalho em que sua cabeça não está focada naquilo, mas nos problemas ou tarefas que você precisa fazer é a maior perda de tempo.

Antes de estudar, vá resolver sua vida. Escolha um momento do dia em que você esteja mais tranquilo e despreocupado, caso contrário, as coisas que você estudar vão simplesmente sumir e não serão retidas na sua memória de longo prazo.

Muita gente fala que estudou inglês durante anos, mas não consegue lembrar das coisas, ou até mesmo usar as palavras durante uma conversa.

Eis aí o problema. A pessoa estudou durante anos, mas não aprendeu de verdade.

Nós só conseguimos falar porque temos um repertório de palavras armazenadas na nossa memória que recuperamos quando precisamos.

Mas, se você estudou e não guardou aquela informação, a memória não está lá. Se a memória não está armazenada, não tem como recuperar informação.

Então, o primeiro passo para memorizar vocabulário e nunca mais esquecer é estudar sem stress e lembrar sempre desse mantra: “Estudar não é aprender”.

Além disso, há outro fator extremamente importante que precisa ser considerado.

Repetição

Quando você estuda inglês dia sim, dia não, você não fortalece as regiões do cérebro onde as informações estão armazenadas, assim o cérebro acaba fazendo uma limpeza.

Então, aprender inglês e não usar o setor do cérebro onde a informação está armazenada é receita infalível para esquecer o que aprendeu.

 “If you don’t use it, you lose it”

Agora que você tem conhecimento dessas duas informações, tem uma forma de estudar baseada nas pesquisas de um psiquiatra americano chamado William Glasser – extremamente eficaz para armazenar as memórias no longo prazo.

Tem este artigo bem mão na massa que eu ensinei isso, você pode conferir lá após ler este artigo.

Além disso, pensa comigo: por que tem coisa que acontece na nossa vida que parece que, por mais que a gente queira, a gente não esquece?

Como que o cérebro faz para guardar algumas coisas sem esforço algum?

Eventos significativos da vida como a formatura, o casamento, o nascimento de um filho, por exemplo.

Ou outros eventos não tão bons como uma demissão ou o término de um relacionamento.

Tem gente que passa por alguma situação constrangedora com o inglês – algum amigo de trabalho que dá risada ou faz alguma piadinha criticando – e a pessoa nunca mais esquece disso. No entanto, é incapaz de lembrar como usar o present perfect que o professor ensinou na semana passada.

Há coisas que a neurociência ainda não explica completamente. Houve avanços nisso tudo, mas a gente ainda não tem muita coisa conclusiva. O que já se sabe é que nós recebemos as informações através dos nossos sentidos visual, auditivo ou cinestésico.

Se você quer saber mais sobre os canais de comunicação, assista a essa aula no YouTube.

Use o que está no artigo mencionado alguns parágrafos acima e as estratégias abaixo para conseguir potencializar a sua memória em até 95%.

O artigo você lê depois, vamos agora à estratégia de aprendizado de vocabulário:

Como memorizar vocabulário em inglês e nunca mais esquecer

Digamos que você acabou de aprender sobre preposições de lugar: in, on, at e por aí vai.

Para exemplificar, vamos falar sobre o in (dentro) e on (sobre).

1º passo: você vai fazer uma imagem mental com a preposição in.

Feche os olhos para fazer isso, assim seu canal visual não receberá distrações externas.

Com os olhos fechados, pense em um objeto (que você já sabe em inglês) e os adjetivos do objeto (cor, tamanho, textura, movimento, sons, cheiro, sabor). Você leva menos de 10 segundos para fazer isso, é muito rápido.

Exemplo para a preposição in: acabei de pensar em uma caixa contendo 5 maçãs, bem vermelhas e com um cheiro maravilhoso, até peguei uma maçã na mão, senti sua textura e dei uma mordida para experimentar o sabor. Tudo mentalmente.

2º passo: escreva o seu pensamento. Exemplo: “There are 5 apples in the box.

3º passo: pegue o gravador do seu celular e grave a frase em voz alta.

4º passo: escute, mas sem autocrítica. Se achar necessário, grave novamente, ou use um dicionário para checar se você está pronunciando da forma correta.

Nesses quatro passos simples e rápidos, você acabou de praticar as 4 habilidades da fluência: reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir), speaking (falar) e depois que você ler este artigo, você vai descobrir por que isso é tão importante.

No exemplo acima eu busquei uma palavra que eu já tinha na memória em inglês, no caso, maçã. E eu usei todos quase todos os meus canais sensoriais (visão, tato, paladar e olfato).

É importante fazer esse exercício sempre que possível associando a palavra nova com uma palavra que o seu cérebro já sabe em inglês.

No começo, se o seu cérebro tem poucos dados, dá a impressão que dá trabalho, mas trabalho mesmo é gastar 30 minutos do seu dia estudando um monte de coisa e não reter isso para usar quando precisar.

É difícil estudar do jeito certo? Sim, é.

É difícil estudar e esquecer tudo? Sim, também é.

Escolha qual difícil você vai querer adotar no seu projeto de ficar fluente no inglês. A decisão é sua!

Lembre-se que conhecimento e sabedoria são coisas diferentes. Neste artigo você obteve conhecimento, a sabedoria está em colocar o conhecimento em prática.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada