fbpx
Foto de perfil da Vânia Paula de Freitas

Espero que você goste deste artigo.

Se você precisa falar inglês no trabalho sem travar, clique aqui.

Dicas para lembrar 95% do inglês que você aprende

Vânia Paula
Vânia Paula

William Glasser, psiquiatra americano, foi o responsável pelos estudos que chegaram a conclusão que nós retemos o que aprendemos dependendo da forma que estudamos, e olha só:

  • Tudo o que você estuda lendo, as chances de reter são: 10%
  • Quando você estuda ouvindo, as chances de retenção aumentam para: 20%
  • Ao estudar observando, as chances de retenção são de: 30%
  • A coisa melhora um pouco quando estudamos vendo e ouvindo ao mesmo tempo: 50% (na minha opinião, ainda é muito pouco)

Isso significa basicamente que, no melhor cenário, você usou 2 de 3 dos seus canais de comunicação e as suas probabilidades de retenção ainda são pequenas, apenas 50%!

Oi?

Canais de comunicação? Que isso?

Antes de continuar você precisa saber que nós temos 3 canais de comunicação: Visual, Auditivo e Sinestésico. É dessa forma que assimilamos fatos externos, levamos informação para nosso cérebro e ele processa o que tem que processar (de forma beeeeeeem resumida tá?)

O que o estudo do Mr. Glasser basicamente identificou é o que todos nós, de uma forma ou de outra, já sabemos:

Existem duas formas de aprender:

  • Passiva
  • Ativa

A passiva representa os 50%, ou seja:

Sabe quando você vai pro seu cursinho de inglês e passa a maior parte do tempo ouvindo e vendo o professor ou os outros alunos?

Ou pior, quando você está estudando em casa sozinho, achando de tá “abafando”, devorando um monte de textos, filmes e áudios?

Sinto te dizer, mas essa abordagem é extremamente passiva e só te fornece a probabilidade de 50% de lembrar de tudo no longo prazo! Ou seja, você tem 50% de chance de esquecer TUDO o que você passou suas preciosas horas estudando!

Por isso que tem um monte de gente que fala que não consegue se lembrar do que aprende, e vai continuar assim se não mudar a forma de estudar!

Vamos em frente, vou te mostrar estratégias eficazes! Preciso apenas que entenda um pouco mais da teoria.

Continuando suas pesquisas, o fofo do Mr. Glasser também identificou algo SENSACIONAL!

Quanto mais utilizarmos nossos 3 canais, maior é a nossa taxa de retenção, veja abaixo:

Quando temos interação com outras pessoas, para discutir, conversar ou debater, nós aumentamos nossa chance de retenção para 70%.

Ao colocar a mão na massa, escrevendo, interpretando, expressando ou praticando, a coisa começa a melhorar: 80% de chances de retenção! Interessante, não?

E aí o negócio fica MUITO melhor quando ensinamos! 95% de retenção!

E entenda, o “ensinar” não tem nada a ver com transformar você em um professor formal. Tem a ver com a forma como você lida com a informação que você obteve. Confira o gráfico abaixo:

Sabendo da teoria, vamos à prática:

Como tirar proveito de tudo isso para estudar inglês com eficiência e eficácia?

Navegue pelos tópicos

Primeiro

Estudar sozinho é ineficaz. Você não vai reter o que aprende no seu “mundinho”. Perceba na pirâmide acima que as atividades com maior chance de retenção de aprendizagem requerem que você tenha com quem interagir.

Segundo

Estudar focando apenas em ler e ouvir também é ineficaz. Separe seu tempo de forma equilibrada para estudar de maneira inteligente as 4 habilidades da fluência:

  • Habilidades passivas: Ler e Ouvir
  • Habilidades ativas: Falar e Escrever

Por exemplo: se você estuda 5 horas por semana, você precisa dividir essas 5 horas de forma equilibrada nas 4 habilidades. Passar 4 horas por semana lendo e ouvindo e apenas 1 hora falando ou escrevendo é ineficaz. Agora avalie:

O que precisa acontecer no seu plano de ação semanal para conseguir praticar as 4 atividades com equilíbrio?

Terceiro

Estruture um plano de estudos com todas as habilidades da fluência e com 95% de chances de retenção. Não se preocupe se não sabe como fazer, tá tudo mastigadinho pra você aqui nesse artigo 👇🏻

Você não precisa necessariamente usar o TED Talks. Você pode usar qualquer material que esteja ao seu alcance!

Por fim, entenda que:

Tudo o que está escrito aqui não é fruto da minha cabeça. É fruto do trabalho de um cientista fantástico e seu trabalho de pesquisa chamado: Teoria da Escolha (você pode estudar mais sobre William Glasser depois).

Meu objetivo hoje foi trazer clareza para você parar de se enganar com estratégias passivas de ensino e, te proporcionar uma forma objetiva de colocar em prática toda essa teoria, portanto, confira o artigo abaixo e tome nota do passo a passo, combinado? 👇🏻

Fluência Descomplicada

Se você busca resultados na evolução do seu inglês, conheça o curso Fluência Descomplicada, aqui da Nação Fluente.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Conheça o nosso curso
Fluência Descomplicada