fbpx
Foto de perfil da Vânia Paula de Freitas

Espero que você goste deste artigo.

Se você precisa falar inglês no trabalho sem travar, clique aqui.

Ganhar em dólar pode ser mais simples do que você imagina

Vânia Paula
Vânia Paula

O trabalho remoto chegou para ficar, e com ele, a possibilidade de atuar no mercado internacional e ganhar em dólar.

Muitos profissionais, que sequer sonhavam em trabalhar remotamente, agora abraçam alternativas além da maneira tradicional de trabalho, como é o caso de trabalho freelancer.

Com o mínimo de conhecimento em inglês, um computador, conexão com a Internet e disposição, você pode ganhar em dólar e obter ótimos rendimentos, trabalhando de onde e quando quiser.

E quem sabe você se anima com a vida nômade dos trabalhos remotos e nem volta mais ao mercado tradicional?

O que é trabalho freelancer?

O termo freelancer em inglês é usado para denominar o profissional autônomo que trabalha com diferentes empresas e capta seus clientes de maneira independente.

55 milhões de americanos são freelancers e isso representa 35% da força de trabalho nos Estados Unidos

Fonte: FreeLancer Union

Sabia que, mais da metade dos americanos que trabalham nessa modalidade (54%) informaram que ganham mais com freelas do que ganhavam no mercado tradicional?

Além disso, segundo o estudo Global State of Remote Work 2018, da OWL Labs, 6% das empresas globais já trabalham 100% à distância.

A notícia boa é que essas oportunidades não são exclusivas aos estrangeiros; você, brasileiro, que está lutando por uma vaga de trabalho no mercado tradicional, pode se beneficiar deste recurso.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Closeer no final de 2021, 64,58% dos entrevistados brasileiros aderiram ao modelo de trabalho freelancer após os primeiros meses de pandemia.

Trabalho freelancer internacional e a língua inglesa

Se você deseja ganhar em dólar, você sabe muito bem que o inglês será essencial na comunicação com seus futuros clientes.

O uso desse idioma já começa na elaboração do seu perfil. Independentemente das plataformas que você escolher, utilize as palavras em inglês comuns na sua área de atuação na hora de descrever seu perfil.

O LinkedIn é outro lugar importante que as empresas internacionais costumam conferir antes de contratar um profissional, por isso, é imprescindível ter um perfil em inglês no LinkedIn.

Tanto no perfil quanto na construção das propostas, sempre revise o seu texto com ferramentas como o Grammarly, o Hemingway App e até mesmo o app HiNative.

Falando sobre propostas, algumas oportunidades demandam um nível de inglês mais avançado, porque você precisará ter um bom domínio sobre os termos técnicos, como essa vaga que do site Upwork que paga US$ 500,00 pelo projeto.

Afinal, em muitos casos será necessário participar de reuniões por vídeo para esclarecer pontos e status de projeto.

Ganhar em dólar em trabalho freelancer

No entanto, há diversas vagas em que tudo pode ser resolvido por simples trocas de mensagens.

O inglês não pode ser um empecilho entre você e essas oportunidades. Ele deve ser a ponte. Por isso, temos diversos materiais para você desenvolver seu inglês:

Onde praticar inglês

Descomplicando o inglês corporativo

Abreviaturas e siglas do inglês corporativo

Dicas para aproveitar bem as plataformas de trabalho freelancer

  1. Considere criar uma conta de e-mail específica para isso, assim você faz o seu trabalho de maneira focada, recebe alertas em um único canal de comunicação e evita distrações;
  2. Separe os sites que você mais se identificar, salve-os nos seus favoritos e invista um tempo para se cadastrar e preencher o seu perfil em cada um deles (capriche nessa parte, embora seja um emprego informal, você precisa de uma boa apresentação); e
  3. Reserve em sua agenda um tempo para consultar as vagas disponíveis e entrar em contato com os donos das ofertas. Realize isso com consistência. Não adianta você entrar uma vez ou outra no site e achar que a oferta vai “cair no colo”, combinado?

Plataformas de trabalho freelancer para ganhar em dólar

Veja a lista de sites que compilamos, onde você pode encontrar os mais variados tipos de trabalho, e ainda ganhar em dólar por isso:

Produtividade no trabalho freelancer

Atuar de maneira remota é um verdadeiro desafio. E se você ainda não se habituou, lembre-se dessas dicas trazidas pela Flowup:

  1. Tenha um lugar específico para trabalhar
  2. Trabalhe em um local com poucas distrações
  3. Invista em conforto 
  4. Fique atento a iluminação
  5. Garanta uma conexão de internet estável
  6. Crie uma rotina
  7. Não se isole das pessoas
  8. Cuidado com os seus intervalos

Outra sugestão para aprender a gerir o trabalho remoto é acompanhar as dicas do pessoal da BeOficeless, tanto no site quanto no perfil deles no Instagram:

Quanto cobrar por trabalho freelancer?

Identificar o valor do seu serviço é fundamental. Por isso, considere diversos fatores, como o valor da sua atual ou última remuneração, sua formação acadêmica, experiência na área, complexidade do trabalho e os valores pagos pelas empresas no Brasil e no exterior.

Aproveite sites como o Glassdoor para descobrir as remunerações dos profissionais da área em que você planeja atuar como freelancer.

A melhor forma de cobrar pelos freelas é definir um valor para suas horas trabalhadas. Então, você efetua um simples cálculo: valor horário x horas trabalhadas. Veja mais detalhes neste artigo do pessoal da Remessa Online.

Faça bom uso da tecnologia e explore essas calculadoras de trabalho freelancer:

E aí, já abraçou essas possibilidades?

Estarei na torcida para que você encontre boas oportunidades e tenha um excelente aproveitamento dessas dicas.

Fluência Descomplicada

Se você busca resultados na evolução do seu inglês, conheça o curso Fluência Descomplicada, aqui da Nação Fluente.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Conheça o nosso curso
Fluência Descomplicada