fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Onde praticar inglês? As melhores opções para treinar conversação em inglês

Mulher em frente a um notebook
Author picture
Robson Flores

Encontrar pessoas para praticar inglês não é nada simples. Quando estamos aprendendo uma nova língua, uma das melhores maneiras de construir significado e absorver mais vocabulário é conversando com outras pessoas.

Hoje em dia, existem vários aplicativos que podem te ajudar a praticar inglês conversando online com nativos e estrangeiros.

Por isso, compilei diversas dicas e ferramentas para você treinar conversação em inglês.

14 excelentes perguntas em inglês para você iniciar uma conversa interessante com qualquer pessoa, a qualquer hora

Antes de experimentar as ferramentas listadas aqui, você precisa ter em mente que planeja falar. Essas são perguntas que podem servir para quebrar o gelo e manter a conversa fluindo:

PerguntaTradução
Tell me about you.Conte-me sobre você.
Working on anything exciting lately?Trabalhando em algo excitante ultimamente?
What’s your story?Qual a sua história?
What personal passion project are you working on right now?Em qual projeto de paixão pessoal você está trabalhando agora?
What was the highlight of your day today?Qual foi o ponto alto do seu dia hoje?
What was the highlight of your week?Qual foi o destaque da sua semana?
Has this been a busy time for you?Este tem sido um período ocupado para você?
What are you doing this weekend?O que você está fazendo neste fim de semana?
What’s your favorite thing to do on the weekends?Qual é a sua coisa favorita para fazer nos fins de semana?
If you had to pick any character in a book, movie, or TV show who is most similar to you, who would you choose? Why?Se você tivesse que escolher qualquer personagem de um livro, filme ou programa de TV que seja mais parecido com você, quem você escolheria? Por quê?
When you were growing up, what was your dream job? Is any part of that still true?Quando você estava crescendo, qual era o seu emprego dos sonhos? Alguma parte disso ainda é verdade?
What’s your biggest fear?Qual é o seu maior medo?
What’s your biggest regret?Qual é o seu maior arrependimento?
What’s the most important thing I should know about you?Qual é a coisa mais importante que eu deveria saber sobre você?

Para ter sempre em mãos tópicos interessantes para praticar conversação, faça o download do aplicativo ConversationHQ:

ConversationHQ: um aplicativo para sempre ter assunto ao praticar inglês

Ele possui mais de 1000 exemplos de perguntas em inglês, distribuídas em 15 categorias, com os mais diversos assuntos. Está disponível no Android.

E se você deseja focar no inglês corporativo, esse artigo possui centenas de perguntas separadas em 104 temas diferentes, como job interview, meetings and managers e doing business online.

Como aproveitar ao máximo os encontros para praticar inglês

Se você não conhece ninguém para praticar inglês, você precisa fazer isso por meios alternativos. Por isso, eu recomendo que você instale um dos aplicativos abaixo para conversar com nativos e estrangeiros.

Uma grande vantagem desses aplicativos é que você tem uma série de ferramentas incorporadas para usar texto, áudio, vídeo, correção ortográfica e tradução.

Outra coisa maravilhosa é que você consegue conversar com pessoas que falam inglês e querem aprender o português. Não necessariamente um nativo inglês.

Você pode conversar com um chinês que fala inglês, mas que está querendo aprender português.

O legal é que, assim como você, a outra pessoa também está engajada em levar aquilo a sério.

Você pode passar facilmente 40 minutos conversando com alguém em inglês sem nem perceber – e sem gastar nada para isso!

Para conseguir usar esses aplicativos de forma produtiva, aqui estão alguns hacks bem importantes:

  1. Tenha disciplina para acessar o app diariamente e falar com as pessoas. Se você fizer isso apenas uma vez por semana, sem continuidade nas conversas, o negócio fica chato e as pessoas não darão mais atenção.
  2. Seja interessante. Conte curiosidades sobre a cultura do nosso país, lugares e nossa linguagem. Depois de um tempo é normal a conversa esfriar, então seja proativo e sugira um tópico – use as perguntas que sugeridas neste artigo.
  3. Não se preocupe com o erro. Você vai errar mesmo, assim como a outra pessoa. Se vocês fossem perfeitos, não estariam ali. Então calce as sandálias da humildade e se joga. Quando você se permitir esse tipo de vivência, você vai exercitar a humildade, então o seu perfeccionismo e medo do fracasso vão enfraquecendo.
  4. Capriche na foto de perfil e se você não quer ser interpretado como uma pessoa que está usando aquele aplicativo como se fosse o Tinder (porque, sim, tem gente que usa o app para isso). Não vá escolher uma foto sensualizando.
  5. Se abordagens inconvenientes te incomodam, você pode facilmente bloquear a pessoa, ou ainda, optar por conversar apenas com pessoas no mesmo gênero.
  6. Entenda a cultura. Nem todo mundo é igual ao brasileiro. Então você pode sentir um choque de cultura ao falar com as pessoas, achando elas mais frias ou menos extrovertidas. Isso é normal. Portanto, pesquise sobre curiosidades e diferenças culturais do seu interlocutor.
  7. Invista um tempo completando o seu perfil e detalhando sua descrição do perfil. Suas chances de conseguir gente legal para conversar aumentam assim.
  8. Envie convites para iniciar a conversa com muitas pessoas e entenda que esses aplicativos funcionam como se fosse um funil. Não é nada pessoal; não encare como rejeição. Se você fizer isso, terá muitas pessoas para conversar e, se não administrar bem seu tempo, é capaz de passar o resto do dia fazendo só isso.
  9. Por fim, explique para a outra pessoa a sua proposta de estudos. Convide ela para fazer um bate-papo sobre o tema que você estudou.

Os melhores sites e aplicativos para praticar inglês com nativos

  1. Já utilizei muitos aplicativos para praticar inglês com nativos, mas pessoalmente falando, o HelloTalk é o meu preferido;
  2. O segundo lugar vai para o Meetup. Muitos desses eventos costumavam acontecer apenas presencialmente, mas, com a pandemia, agora podem ser feitos online, o que facilita para participar de meetups internacionais;
  3. No Tandem, você encontra milhões de pessoas que compartilham das alegrias e desafios de aprender um novo idioma;
  4. O Speaky tem todas as opções de chat para conversação, além de um sistema de pontuação muito legal e incentivador. O objetivo é, quanto mais você ajudar, mais pontuação você ganha.
  5. No site do Free4Talk é fácil de encontrar um parceiro de conversação, melhorar suas habilidades de conversação em inglês e fazer amigos para intercâmbio de idiomas;
  6. Em uma proposta diferente, o Table Wisdom é uma empresa social que reúne adultos e aprendizes da língua inglesa para orientação e sessões de conversação em inglês. Embora haja uma menção a uma contribuição de US$10,00 por 6 meses, é possível se registrar e participar gratuitamente.
  7. Participe de um clube de conversação gratuito no site English Arrow;
  8. Conversation Exchange é um ótimo site para conversar com pessoas que querem aprender português e falam outras línguas, uma troca de favores;
  9. Você pode se juntar à comunidade de language partners no italki;
  10. Outro lugar bacana para encontrar pessoas para praticar inglês é nesse grupo do Reddit;
  11. Não é gratuito, mas já pensou que legal aprender uma receita nova com um chef inglês? Isso é possível através das experiências online no Airbnb;
  12. Além disso, um meio que algumas pessoas estão explorando para encontrar brasileiros e estrangeiros para praticar inglês é o Discord, como nesta comunidade, com mais de meio milhão de usuários;
  13. Use o Episoden para conversar cara a cara com pessoas de todo o mundo, de graça, em sessões curtas de 7 minutos;
  14. Converse por até 15 minutos por dia com uma IA realista usando o TalkPal.

Se você experimentou e não gostou do Hello Talk, Tandem ou Speaky, ainda há esperança para você. As opções abaixo são sites ou aplicativos com a proposta muito parecida com o Hello Talk.

  1. Idyoma
  2. Bilingua
  3. Conversation Exchange
  4. The Mixxer
  5. My Language Exchange
  6. Polyglot Club
  7. LingBe

Para fazer sucesso nas suas conversas com os nativos, lembre-se de usar essa lista com tópicos para praticar conversação.

Dicas para ter evolução ao praticar inglês

  • Tenha um planejamento de estudos e coloque a atividade de conversação na sua agenda.
  • Experimente as opções apresentadas, e escolha aquela(s) que apresente(m) o melhor método para você; de preferência o mais divertido e interessante.
  • Faça um mix dessas ferramentas. Por exemplo: pratique online com um nativo, participe de um meetup e troque experiências em uma comunidade online.
  • Acima de tudo, divirta-se e curta o processo. A velocidade em que você aprende a falar inglês está muito relacionada a como você se sente com isso, portanto, quanto mais confortável você estiver, mais fácil será o aprendizado e mais fluida será a fala.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada