fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Técnica Shadowing para melhorar seu inglês falado

Imagem aérea exibindo pessoas caminhando, sendo que suas sombras se alongam ao lado delas
Author picture
Robson Flores

Falar inglês é difícil, e pode ser difícil praticar. Por isso, a técnica de shadowing pode ser sua aliada para melhorar a escuta e a fala no inglês. Você pode fazer isso sozinho em apenas 15 minutos por dia.

O que é shadowing?

Conforme a Wikipedia, o shadowing (sombreamento) é uma técnica experimental psicolinguística na qual os sujeitos repetem a fala com um atraso no início da audição da frase. Em outras palavras, você escuta um áudio em inglês (ou na língua alvo), e então repete em voz alta o que foi dito, buscando imitar o ritmo, entonação e sotaque – você age como uma sobra, daí a origem do nome.

Shadowing foi criada como técnica de pesquisa pela linguista Ludmilla Chistovich na década de 1950, vindo a ser popularizada pelo americano Professor Alexander Arguelles.

Algumas pessoas chamam essa técnica de método escutar e repetir, o que é basicamente a mesma coisa.

Como o shadowing ajuda no inglês?

As pessoas muitas vezes pensam que uma técnica tão básica não pode ajudá-las. Essas pessoas estão erradas. Há muitos benefícios com a técnica shadowing.

Trabalha sua memória muscular e melhora a pronúncia

A pronúncia é como uma palavra é articulada. Envolve coisas como a abertura da boca, o posicionamento da língua e assim por diante.

Em inglês, existem alguns sons que não existem em português, como o famoso “th“. Isso significa que você precisa mexer seu rosto, lábios e língua de maneiras diferentes para realizar esses novos sons.

Então, se você deseja que seus músculos façam algo novo, você precisa treiná-los. A melhor maneira de fazer isso é praticar o movimento dos músculos da maneira correta. Quanto mais você faz isso, mais fácil fica.

Isso é exatamente o mesmo para quando você quer fazer novos sons ao falar. Se você quiser fazer os sons corretamente para poder pronunciar melhor as palavras em inglês, você precisa praticar o movimento do rosto, lábios e língua da maneira correta.

Isso levará tempo, por isso mesmo que o shadowing é perfeito para praticar essas habilidades!

Melhora a prosódia e a entonação

A prosódia é o emprego correto da acentuação tônica das palavras, é como a “música” de um idioma. É como os tons variam em uma frase ou em uma conversa. Por exemplo, no inglês americano, muitas vezes aumentamos o tom no final de uma frase para sinalizar uma pergunta. Esse é um exemplo de prosódia.

Cada idioma e sotaque têm maneiras diferentes de fazer prosódia, e é por isso que, por exemplo, às vezes as pessoas dizem que os irlandeses soam como se estivessem cantando quando estão falando.

A prosódia e a entonação são frequentemente negligenciadas no ensino de inglês (esse não é o caso das aulas no curso Fluência Descomplicada). Isso ocorre em parte porque é um pouco difícil de ensinar, mas também porque os professores de inglês tendem a valorizar mais o aprendizado de palavras e frases isoladas.

O shadowing é uma excelente forma de praticar a prosódia do inglês porque você imita não apenas as palavras, mas também os tons. Dessa forma, você pratica a fala de maneira semelhante à fala de falantes nativos de inglês.

Se você está curioso sobre que tipo de sotaque deve ouvir (e se isso realmente importa), recomendo a leitura de nosso artigo sobre o inglês britânico x inglês americano.

Diminuição do seu sotaque brasileiro

Ter um sotaque brasileiro ao falar inglês não é ruim. No entanto, se for um sotaque muito forte, pode dificultar muito a compreensão do que você está dizendo.

No Japão, há muitos falantes que falam “Katakana English”. É aqui que as palavras em inglês são pronunciadas usando os sons da língua japonesa. Como os sons são diferentes, as palavras também soam diferentes, o que pode dificultar muito a compreensão.

Se você deseja ter um sotaque mais próximo ao de falantes nativos de língua inglesa, o que também facilitará a compreensão de outros falantes de inglês, a técnica shadowing é uma ótima maneira de praticar.

Ao copiar um sotaque natural, você praticará e ganhará um sotaque natural próprio.

A técnica shadowing é eficaz?

Sim, o shadowing é ótimo para desenvolver a fluência da fala em inglês, especialmente os aspectos físicos da fluência, como pronúncia, prosódia e ritmo.

Vários estudos, como este, ou este outro, mostram que a técnica shadowing pode ser uma maneira eficaz de melhorar as habilidades de fala. Por exemplo, em um experimento na National Taiwan University (Universidade Nacional de Taiwan), os pesquisadores descobriram que a inclusão de uma técnica de shadowing melhorou significativamente a entonação, a fluência, a pronúncia das palavras e a pronúncia geral dos alunos.

De acordo com pesquisadores, o shadowing é eficaz para:

  • Desenvolver a compreensão auditiva;
  • Desenvolver a capacidade de produzir a fala;
  • Desenvolver a capacidade de aprender novas palavras; e
  • Desenvolver habilidades de monitoramento metacognitivo para a linguagem.

Como fazer a técnica shadowing para melhorar seu inglês

Como fazer a técnica shadowing

Agora que você sabe o que é shadowing e por que é bom, você provavelmente quer experimentar essa técnica. Tudo o que você precisa para praticar é:

  • Um pouco de tempo livre;
  • Um espaço tranquilo onde você pode falar e não ser incomodado;
  • Algum áudio que você pode usar para sombreamento; e
  • Seguir o roteiro deste artigo.

O roteiro abaixo é baseado no vídeo “Shadowing Step by Step”, onde o Arguelles ensina o passo a passo.

1. Escolha seu recurso de áudio

Que tipo de áudio você deve ouvir? Bom, as possibilidades são infinitas. Você pode tentar:

  • Filmes e séries
  • Audiobooks
  • Rádio
  • Música
  • Podcasts
  • TED Talks
  • YouTube

Audiobooks lidos por falantes nativos são uma ótima opção. O LibriVox é um ótimo lugar para encontrar audiobooks gratuitos em inglês.

Se você busca algo mais curto e digerível, experimente podcasts em inglês.

Você também deve priorizar áudio que venha acompanhado de texto em inglês, como as palestras do TED, que possuem as transcrições das apresentações, facilitando assim o acompanhamento e verificação do que foi falado.

Seja qual for a fonte que você escolher, certifique-se de que o conteúdo seja interessante.

2. Ouça e repita enquanto caminha

Nesta primeira sessão, você não precisa se preocupar se entendeu tudo o que foi dito no áudio. Foque em ouvir e repetir.

Uma parte não convencional, mas vital do shadowing, é andar enquanto ouve e repete os áudios.

Como um falante não nativo, no começo pode ser difícil falar inglês enquanto faz outras coisas, até mesmo a simples tarefa de caminhar. Porém, este exercício foi projetado para tirá-lo da sua zona de conforto e focar ativamente no que você está ouvindo.

Fazer shadowing enquanto caminha ao ar livre pode parecer estranho, mas a ideia é manter o oxigênio fluindo para o cérebro, deixando-o mais alerta e aumentando a funcionalidade mental.

Faça este passo várias vezes até se sentir confortável em repetir todos os sons.

Tudo bem se você não quiser andar fazendo o shadowing, mas Alexander Arguelles usou esse método para aprender 50 idiomas diferentes, então eu definitivamente aceitaria essa recomendação.

3. Ouça e repita enquanto lê a tradução em português

Agora você pode começar a entender e aprender o que você repetiu esse tempo todo!

Volte ao início de sua passagem de áudio e faça o shadowing enquanto lê a tradução em português. Como diz Arguelles, isso lhe dará uma compreensão “global” do que você está ouvindo e dizendo. Desse modo, você começará a associar o significado aos sons do idioma de destino de maneira natural.

Novamente, repita esta etapa várias vezes. Embora você possa querer parar de andar de um lado para o outro para sua própria segurança, Arguelles ainda recomenda segurar seu texto à sua frente, em vez de no colo, e manter uma postura ereta.

4. Ouça e repita enquanto lê a transcrição em inglês

Nesta etapa, você estará lendo as palavras em inglês enquanto as fala em voz alta. Se o áudio estiver lento o suficiente, você pode mover seus olhos ativamente entre o texto em inglês e a tradução para comparar as palavras individuais e seus significados (Arguelles recomenda que você comece esta etapa dessa forma).

Eventualmente, você estará fazendo shadowing em inglês sem depender do texto em português, mas entendendo o que está ouvindo e dizendo.

A ideia principal é que, com o tempo, conforme você faz mais e mais shadowing, aprenderá a falar e entender palavras e frases em inglês de maneira natural. Você não estará traduzindo mentalmente entre o português e o inglês, o que significa que você pode alcançar a fluência mais rapidamente.

5. Repita diariamente

A técnica shadowing exige de você esforço diário e dedicação. Pode parecer trabalhoso no começo, mas com esse método, aprender inglês (ou qualquer outro idioma) se torna um processo muito mais rápido em geral.

Por quê? Juntamente com os benefícios mencionados acima, Arguelles e seus alunos dizem que é por causa da disciplina exigida, bem como da natureza imersiva desse método.

Método alternativo

Talvez você queira um roteiro mais objetivo para praticar o shadowing, principalmente sem ter que caminhar por aí. Se este é o seu caso, não precisa seguir à risca as recomendações de Arguelles.

Após escolher um áudio e ter em mãos a transcrição do mesmo, siga esses passos:

Passo 1

Ouça o áudio escolhido e leia a transcrição simultaneamente. Ouça tudo sem parar até o final. Não se preocupe muito em entender tudo o que você ouve. Isso é apenas para lhe dar algum tempo para ouvir o áudio que você copiará.

Passo 2

Ouça o áudio novamente, mas desta vez, faça uma pausa no final de cada frase. Em seguida, tente repetir os sons que você acabou de ouvir. Você deve praticar cada frase de 3 a 5 vezes antes de passar para a próxima. Tente prestar muita atenção aos sons das palavras e à ênfase dos sons.

Passo 3

Quando você chegar ao final do áudio, chega, você terminou por hoje. Tudo o que você precisa fazer agora é repetir essas 3 etapas novamente na próxima vez que quiser praticar o shadowing.

Dicas adicionais para o shadowing

Agora que você sabe o que fazer, quero compartilhar algumas dicas para ajudá-lo a tirar o máximo proveito da técnica shadowing.

  • Aprendizado ativo. O melhor é se você realmente se sentar e se envolver ativamente na atividade. Quanto mais você conseguir se concentrar, melhor.
  • Curta duração. Esse tipo de atividade é intensa; você deve fazê-la apenas por um curto período de tempo. Uma boa duração é de cerca de 10 a 15 minutos.
  • Repita algumas vezes. Há algum benefício em repetir a mesma passagem ou trecho de áudio algumas vezes. Mas não muito. Repetir entre 2 e 4 vezes é o suficiente.
  • Não exagere no shadowing. Eu recomendo fazer 1 ou 2 dias por semana
  • Certifique-se de gostar do áudio. Encontre conteúdo sobre o qual você curte ou que lhe interessa.
  • Tente gravar-se falando. Gravar a si mesmo quando você está fazendo shadowing é uma boa maneira de ver como você realmente soa quando fala inglês. Quando você se ouve falar, a princípio é embaraçoso, mas também é uma ótima maneira de identificar quais são seus pontos fracos.

Embora seja melhor se concentrar nessa atividade, você também pode fazer isso enquanto realiza outras coisas. Por exemplo, você pode fazer isso no carro no caminho para o trabalho, enquanto corre ou até mesmo enquanto toma banho.

Lembre-se de que você não está ouvindo o áudio, parando-o e repetindo-o. Você está repetindo enquanto ouve.

Acho que uma das melhores coisas que você pode fazer ao aprender inglês é experimentar uma variedade de métodos antes de escolher aquele que funciona melhor para seu estilo de aprendizado.

Por mim, o shadowing é um grande método de aprendizado que não pode faltar no seu plano de aprendizagem, assim, recomendo praticá-lo se você deseja destravar o inglês em menos tempo.

O melhor de tudo, é que essa é uma ótima maneira de praticar inglês quando você não tem ninguém com quem praticar.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada