fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como praticar inglês sozinho

Como praticar inglês sozinho
Author picture
Vânia Paula

Para começar a falar sobre praticar inglês sozinho, eu preciso reforçar algo muito importante: estudar inglês sem praticar conversação é a receita infalível para a lentidão na aquisição da fluência.

Não tem outro jeito, você não pode fugir a vida toda disso. Além disso, fica o alerta de que há muitos cursos por aí oferecendo propostas de ensino focadas em input. Você passa o tempo todo lendo e ouvindo em inglês. Mas e a prática?

Como o aluno sabe se realmente está absorvendo o que está aprendendo, e se vai conseguir usar o que está aprendendo na hora de usar o inglês com nativos e estrangeiros? Não vai saber!

Simplesmente porque cursos focados em ler e ouvir, sem a prática da conversação, são fáceis de serem comercializados. Afinal, basta o teacher gravar as aulas, subir os vídeos para alguma plataforma e pronto.

Por isso, procure um curso em que você poderá praticar inglês de verdade, com pessoas de verdade. Não acredite em praticar conversação com robôs em sites ou apps – as tecnologias ajudam, mas não servem como base sólida.

Antes de continuar, se você preferir, pode assistir à aula completa transmitida no YouTube.

Conversar é diferente de falar

Falar até papagaio fala, mas você não conversa com um papagaio. Você pode ler um texto em voz alta em inglês, ou pode até fazer uma apresentação ensaiada 500 vezes, e, assim, dizer que você fala inglês.

No entanto, isso não é garantia que você conseguirá conversar com outra pessoa.

Neste artigo, você verá algumas estratégias para praticar a fala, não a conversação.

Para ver como praticar a conversação, temos esses outros conteúdos:

Onde praticar inglês? As melhores opções para treinar conversação em inglês

Como fazer um intercâmbio sem sair de casa

Agora que você entendeu que, além da fala, você precisa praticar a conversação, vamos ao passo a passo para praticar inglês sozinho.

Etapas para praticar inglês sozinho

1ª etapa

Configure seu celular para os idiomas inglês e português. Você precisará do seu teclado em inglês quando estiver fazendo esses exercícios e depois você pode voltar o seu teclado para o português.

Acesse o site Breaking News English – esse é um site que faz resumo das notícias que estão acontecendo no mundo, de acordo com o teu nível de inglês.

Então procure uma matéria de um assunto do seu interesse – que esteja disponível no seu nível, do Level 0 até o Level 6 (do básico ao avançado).

Praticar inglês sozinho - notícia no site Breaking News English

Após escolher uma matéria para praticar, foque apenas no exercício Speed Reading, é só procurar o link e clicar.

Praticar inglês sozinho - Breaking News English: exercício speed reading

Lá você encontrará várias velocidades de reprodução. Comece pela mais lenta e depois vá aumentando.

O speed reading é um programa que fará o texto aparecer subindo, como se fosse um teleprompter. Você lerá em voz alta enquanto grava a sua voz com o celular.

Isso é importante para ouvir depois e comparar se a sua pronúncia está correta. Quando fizer isso, você perceberá as palavras que precisa aprimorar.

2ª etapa

Pegue as palavras que você precisa aprimorar a pronúncia e acesse o site Accent Hero. Procure as palavras nele, e então ele mostrará o símbolo fonético e um botão para reproduzir o som da palavra.

Praticar inglês sozinho - Accent Hero

A melhor ferramenta é a opção de gravar sua própria fala e utilizar o reconhecimento de voz da plataforma para comparar a sua pronúncia com a correta.

Além disso, o site exibe um gráfico comparativo para saber exatamente onde você precisa melhorar. Assim, você segue praticando, buscando excelência e deixando seu inglês impecável.

Praticar inglês sozinho - Accent Hero: gráfico de comparação de pronúncia

3ª etapa

Nessa etapa, usando o mesmo texto que você trabalhou na primeira, você usará o reconhecimento de voz do seu celular para transformar tudo o que você fala em texto.

É só pegar um bloco de notas do seu celular, o Google Docs, OneNote ou o próprio WhatsApp.

Quando abrir o teclado, aparecerá um botãozinho com o microfone. É só você clicar nele e começar a ler o texto em voz alta.

Praticar inglês sozinho - Tela do Google Docs

Faz só um parágrafo. Como é um reconhecimento de voz feito por uma máquina, ele não funciona 100%; haverá fala que ele não identificará, então não adianta você fazer um texto enorme.

Então, você começará a prestar atenção nas palavras que ele não reconheceu direito, então você repete só aquela palavra, até ele reconhecer.

Na prática

Agora é sua vez de colocar em prática!

Com essas três etapas você praticará muito a sua fala, vai melhorar o listening, reading e a pronúncia.

Esse é um baita combo para afiar o seu inglês. Só não esqueça que você também precisa praticar a conversação. Então vai lá e confere os outros dois conteúdos sobre como fazer isso:

Onde praticar inglês? As melhores opções para treinar conversação em inglês

Como fazer um intercâmbio sem sair de casa

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada