fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como fazer um intercâmbio em inglês sem sair de casa

Author picture
Vânia Paula

Você já fez intercâmbio? Para onde você foi e quanto tempo ficou?

Inúmeras pessoas buscam essa experiência, não só pela oportunidade de estudar e melhorar a fluência, mas também em busca da vivência em outras culturas, conhecer lugares novos e dar aquela “turbinada” no currículo.

Fazer um intercâmbio não custa apenas muito dinheiro, como também tempo. Passar um mês fora é super válido, mas dependendo da sua expectativa com relação ao idioma, pode não ser suficiente. E quando você pesa o custo benefício, algumas pessoas se frustram.

Este artigo vai ensinar diversas formas de se obter os mesmos benefícios que você teria em um intercâmbio, mas fazendo isso sem sair do Brasil.

Se preferir, pode assistir essa aula aberta que foi transmitida no YouTube.

Benefícios de um intercâmbio

Fazer um intercâmbio traz muitos benefícios, como aprender outra língua, conhecer novas culturas, fazer amigos, melhorar o currículo, dentre outros.

Primeiro passo: contato diário com o idioma

Mas você precisa entender o óbvio: ter contato com o idioma todo dia é essencial. Não é dia sim, dia não. É todo dia!

Uma dica é você usar o seu celular ou tablet. Esses aparelhos são absolutamente tudo o que você precisa ter para fazer um intercâmbio sem sair do Brasil.

Outro ponto extremamente importante é a disciplina. Se você não tem disciplina no Brasil, isso não muda quando você pega um avião e cruza o oceano. Fazer um intercâmbio sem disciplina é o mesmo que queimar dinheiro.

Tendo contato diário com o idioma, algo vai acontecer no seu cérebro: a criação de conexões neurais que vão ajudar a língua se tornar algo natural. Assim como na academia, somente a consistência fará seus “músculos cerebrais” se desenvolverem.

Segundo passo: definição das formas de contato

Não me refiro ao estudo formal do idioma que são as aulas de inglês e os homeworks, mas sim a:

  • Ler livros, notícias, revistas e artigos
  • Assistir vídeos nas redes sociais de assuntos do seu interesse
  • Assistir filmes e séries na Netflix
  • Ouvir músicas, assistir shows, talk shows, stand-up comedy
  • Assistir a palestras no TED
  • Fazer cursos online em plataformas como Udemy, Future Learn e Coursera
  • Ouvir podcasts
  • Ouvir rádios internacionais de cidades e países que você se interessa

Essas são atividades que você usa para adquirir e manter sua fluência. Afinal, não existe a possibilidade de ter contato somente quando precisar usar. Uma vez dado o passo em direção à fluência, é um caminho sem volta!

Lembre-se: “If you don’t use it, you lose it.

Essas atividades de reading e listening não dependem de absolutamente ninguém, a não ser de você mesmo e da sua disponibilidade. O custo é somente um celular e uma Internet (que pode ser até a Internet do café).

Priorize seu tempo com coisas que trazem benefícios no longo prazo

Caso não tenha entendido quais são os benefícios que falar um segundo idioma pode trazer na sua vida, dificilmente vai ter força de vontade para se dedicar.

Se não tiver esse entendimento, você vai trocar sua dedicação por qualquer prazer imediato como ficar na frente da TV ou celular, ao invés de coisas que vão te trazer prazer no longo prazo.

Os benefícios da fluência em outro idioma pode ser:

  • Ter orgulho por ter conseguido entrar numa multinacional com um salário e oportunidade de crescimento profissional interessantes;
  • Poder se exemplo para seus filhos e ter autoridade para cobrar que eles estudem inglês, sem a síndrome do “Faça o que eu falo, não faça o que eu faço”;
  • Ter salários e oportunidades de trabalho melhores, proporcionando uma melhor qualidade de vida;
  • Sentir realização numa roda de pessoas quando for um dos poucos que é capaz de dar conta do inglês quando aparecer um estrangeiro;
  • Se destacar entre outros profissionais para oportunidades dentro de onde você trabalha porque você domina o idioma.

Com a motivação guiando você, não é qualquer distração que vai tirar o seu foco, inclusive nos finais de semana e feriados.

Usando a internet para te ajudar na prática do inglês

Ficar rodeado de estrangeiros é um grande benefício ao estar em um intercâmbio, mas isso também é possível mesmo sem sair da nossa nação.

Há diversas formas interessantes de fazer isso, uma delas é participar dos comentários nas postagens em redes sociais. Muitos já têm este hábito em português, é a hora de fazer isso em inglês.

Acompanhe canais que você gosta, com assuntos do seu interesse, e participe postando e respondendo comentários. Só tome cuidado porque isso vicia!

Para aquelas que não são fãs de redes sociais, podem participar de fóruns, tipo Quora.

Se a dificuldade é a insegurança na hora de digitar, trazemos duas coisas que você pode fazer para vencer esta isso.

Primeiro, configure seu celular para o inglês, assim o próprio corretor vai fazer 70% do trabalho. Segundo, baixe o aplicativo Grammarly. Nele vai ter uma opção de teclado que faz muito mais correções.

Mas como posso praticar o inglês com nativos sem sair do Brasil?

Existem muitos aplicativos para isso, a lista é infinita, por isso recomendo o uso dos dois aplicativos mais utilizados: Hello Talk e o Tandem.

Neles existem uma série de ferramentas para usar texto, áudio, vídeo, correção ortográfica, tradução, e por aí vai.

Outra maravilha é a possibilidade de conversar com pessoas que querem aprender o português e falam inglês. Você pode passar horas conversando com alguém em inglês gratuitamente.

É importante usar estes aplicativos com compromisso e dedicação.

Veja dicas importantes para ter mais produtividade durante o uso:

  • Tenha disciplina diária de acessar o app e falar com as pessoas. Se iniciar e não der continuidade na conversa com as pessoas, o negócio fica chato e depois a pessoa não te dá mais atenção;
  • Seja interessante! Se você não tem assunto, procure por “conversation starters” no Google afim de ter uma infinidade de assuntos;
  • Não se preocupe com o erro. Você vai errar mesmo. A outra pessoa também cometerá erros. Quando você se permitir esse tipo de vivência, o seu perfeccionismo e medo do fracasso vai enfraquecendo;
  • Capriche na foto de perfil para não ser interpretado como uma pessoa que está usando aquele aplicativo como se fosse o Tinder (pois sim, tem gente que usa para isso);
  • Entenda que cada cultura tem sua peculiaridade, então você pode sentir um choque ao falar com as pessoas. Achar elas mais frias e menos extrovertidas é normal;
  • Gaste um tempo preenchendo o seu texto de perfil e completando todos os campos do aplicativo. Você aumenta suas chances de conseguir gente legal para conversar;
  • Envie convites para conversar com muitas pessoas porque esses aplicativos funcionam como se fosse um funil. Fazendo assim terá muitas pessoas para conversar;
  • Seja proativo, não espere do outro a iniciativa de conversar, assuma você o controle.

Agora você tem absolutamente tudo o que precisa para ficar imerso no idioma. Tem dicas para ler, ouvir, assistir, escrever e falar, daí mesmo de onde você mora, sem precisar gastar rios de dinheiro em intercâmbio e principalmente sem ficar longe do trabalho, família e amigos.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada