fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

60 maneiras diferentes de melhorar muito o seu inglês

Na foto vemos as mãos de um homem diante de um notebook aberto sobre uma mesa
Author picture
Robson Flores

Destravar o inglês para falar com confiança pode ser um trabalho árduo se você depender exclusivamente de um meio de aprendizado.

Por isso, compilamos aqui diversas ideias e sugestões fáceis e práticas para você poder praticar de maneira natural todos os dias. Já salva este post nos favoritos!

#1 Comece seu próprio blog em inglês. Mesmo para pessoas que não precisam escrever em inglês, escrever pode ser uma ótima maneira de aprender adequadamente o tipo de vocabulário necessário para descrever sua própria vida e interesses, e pensar em como parar de cometer erros gramaticais. O problema que a maioria das pessoas tem é que elas não sabem sobre o que escrever. Uma maneira tradicional de garantir que você escreva todos os dias em inglês é escrever um diário em inglês (journal), e uma maneira mais atualizada de fazer isso é escrever um blog. Os tópicos populares incluem sua experiência de aprendizado de idiomas, sua experiência estudando no exterior, sua área local, seu idioma ou traduções de suas notícias locais para o inglês.

#2 Escreva um diário de notícias. Outra tarefa diária de escrita que pode funcionar para pessoas que ficariam entediadas escrevendo sobre suas próprias rotinas em um diário é escrever sobre as notícias que você lê e ouve todos os dias. Se você incluir suas previsões sobre como você acha que a história se desenvolverá, isso pode lhe dar uma boa razão para ler entradas antigas outra vez, quando você também pode corrigir e erros que você tenha cometido. feito e geralmente melhorar o que você escreveu.

#3 Inscreva-se para receber dicas regulares de inglês. Alguns sites oferecem uma pequena aula de inglês semanal ou mesmo diária enviada para sua conta de e-mail. Observe, no entanto, que esses serviços geralmente não são classificados muito bem para os níveis de diferentes alunos e devem ser usados ​​como um pequeno acréscimo ou revisão em seus estudos de inglês, em vez de substituir algo que você ou seu professor escolheram mais cuidadosamente como o que você precisa aprender.

#4 Ouça podcasts. Ouvir programas sobre temas que você gosta, ou mesmo relacionados ao seu trabalho, ajuda muito a acostumar seus ouvidos com os diferentes sotaques do inglês. Essas são nossas sugestões.

#5 Ouça músicas em inglês. Até mesmo ouvir música enquanto faz outra coisa pode ajudar um pouco para coisas como se acostumar com o ritmo natural e o tom da fala em inglês, embora quanto mais tempo e atenção você der a uma música, mais você aprenderá ouvindo-a novamente no futuro.

#6 Leia a letra de uma música. Embora apenas ouvir uma música em inglês possa ser uma boa maneira de realmente aprender as palavras do refrão de uma maneira facilmente memorável, se você quiser realmente obter algo de ouvir música em inglês, precisará dedicar algum tempo para ler o letra da música com um dicionário inglês. Depois de ler e entender a letra, se você ouvir e ler ao mesmo tempo, essa pode ser uma boa maneira de entender como os sons mudam em uma fala rápida, natural e informal.

#7 Cante karaokê em inglês. A próxima etapa, depois de entender e memorizar uma música, é obviamente cantá-la. Embora algumas palavras tenham sua pronúncia alterada completamente para se adequar a uma música, a maioria das palavras tem os mesmos sons e sílabas tônicas que na fala normal. Lembrar quais palavras rimam no final de cada linha também pode ser uma boa maneira de começar a aprender a pronúncia do inglês. Você pode fazre isso e graça com o Lyrics Trayning.

#8 Escreva resenha de um filme, música, livro ou hotel. Outra maneira motivadora e fácil de escrever em inglês é escrever uma resenha para um site como Amazon ou Internet Movie Database (IMDB). Muitos falantes não nativos escrevem resenhas em sites como este, e se você tiver algum conhecimento especial do livro, música ou filme devido ao seu primeiro idioma ou conhecendo o artista pessoalmente, isso seria muito interessante para os falantes de inglês que leem e escrevem comentários no site.

#9 Pesquise apenas em inglês. Mudar seu mecanismo de pesquisa para a versão em inglês pode não apenas ser uma boa maneira de praticar a leitura rápida de informações específicas em inglês, mas também pode oferecer uma variedade maior de sites para escolher e fornecer uma ideia do que os estrangeiros estão escrevendo sobre seu país e região.

#10 Leia um livro que você já leu ou viu o filme em português. Embora a maioria dos alunos de idiomas com nível Avançado provavelmente aprenda mais lendo um livro de notas ou algo da Internet do que lendo um livro original escrito para falantes de inglês, para algumas pessoas, ler algo como Harry Potter no original pode ser um grande motivador para melhorar seu inglês. Para tornar isso mais fácil para você e garantir que isso o motive, em vez de apenas cansá-lo, tente ler um livro do qual você já conheça a história. Isso não apenas torna mais fácil entender e adivinhar o vocabulário, mas também é mais provável que você se lembre do idioma nele. Se você não leu o livro antes, ler um resumo da trama da internet também pode ajudar da mesma forma.

#11 Leia uma tradução para o inglês. Outra maneira de garantir que os livros sejam mais fáceis de entender é escolher um livro que foi traduzido do português para o inglês. Mesmo que você não tenha lido o livro em seu próprio idioma, você descobrirá que o inglês está escrito de uma maneira ligeiramente simplificada, mais semelhante à forma como seu próprio idioma é escrito do que um livro originalmente escrito em inglês.

#12 Pule as primeiras dez páginas. Se você desistiu de um livro em inglês ou está lendo muito devagar, tente folhear as primeiras dez páginas ou pulá-las completamente. O início da maioria dos livros tende a ser principalmente descritivo e, portanto, está cheio de vocabulário difícil e ainda não possui um enredo claro para ajudá-lo a entender o que está acontecendo e motivá-lo a virar a próxima página. Se o livro ainda estiver muito difícil mesmo depois de terminada a parte introdutória, provavelmente é hora de desistir desse livro por enquanto e tentar novamente depois de ler algumas coisas mais fáceis.

#13 Leia um livro com muitos diálogos. Abrir livros antes de comprar um e folheá-los para encontrar um com muitos diálogos diretos tem várias vantagens. Se houver menos texto na página devido a todas as marcas de fala, etc., isso pode facilitar a leitura e a escrita das traduções. O diálogo também é muito mais fácil de entender do que as partes descritivas de um livro e é muito mais parecido com o idioma que você deseja aprender para poder falar inglês.

#14 Leia quadrinhos em inglês. Ainda mais do que livros com muitos diálogos, os quadrinhos podem ser fáceis de entender e cheios de linguagem idiomática como é realmente falado. Pode haver dificuldades com gírias, piadas difíceis de entender e/ou diálogos escritos como as pessoas falam ao invés de grafias normais, então tente escolher qual quadrinho com cuidado. Normalmente, os quadrinhos sérios ou de aventura são mais fáceis de entender do que os engraçados.

#15 Leia guias de entretenimento em inglês. Hoje em dia a maioria das grandes cidades do mundo tem uma revista em inglês e/ou guia online dos filmes, peças de teatro, exposições que acontecem na cidade naquela semana. Ler isso em inglês não é apenas um bom valor, mas também pode guiá-lo para lugares nos quais os falantes de inglês estão interessados ​​e onde você pode ouvir um pouco de inglês falado ao seu redor.

#16 Leia revistas em inglês. Assim como os livros, se você puder ler duas versões da mesma revista (Forbes em português e em inglês, por exemplo), isso pode facilitar muito a compreensão.

#17 Faça um final de semana de imersão. No Brasil, há alguns programas imersivos para praticar inglês. Eles são ótimos para você se colocar em situações em que você é obrigado a falar somente em inglês. Você não imagina o quanto você se solta e evolui nessas imersões. Já falamos delas aqui.

#18 Ensine a seus filhos ou amigos um pouco de inglês. Pesquisas recentes mostraram que as crianças mais velhas tendem a ser alguns pontos de QI acima de seus irmãos mais novos, e a razão mais provável é que explicar as coisas para seus irmãos e irmãs mais novos lhes dá um impulso intelectual. Da mesma forma, ensinar a alguém de nível inferior ao seu o inglês que você já sabe é uma ótima maneira de fixar permanentemente esse conhecimento em seu próprio cérebro.

#19 Peça à sua empresa para iniciar aulas de inglês. Mesmo que você não precise falar inglês no trabalho, as aulas de inglês podem ser uma maneira divertida e com preços razoáveis ​​para sua empresa ivestir seu orçamento de treinamento de maneira popular.

#20 Deixe uma rádio estrangeira rodando em segundo plano enquanto estiver fazendo suas tarefas domésticas. Mesmo que você não esteja ouvindo com atenção, isso o ajudará a sentir o ritmo e a entonação naturais do inglês. Já compilamos diversas rádios internacionais para você dar play.

#21 Diga ou pense o que está fazendo em inglês enquanto realiza suas tarefas diárias. Enquanto você está fazendo suas tarefas, tente criar frases descrevendo o que você está fazendo, por exemplo: ‘I am unscrewing the ketchup bottle cap’. Isso faz com que você se acostume a pensar em inglês sem traduzir e pode ser uma boa maneira de ver o vocabulário simples que está ao seu redor todos os dias que você não conhece (ainda).

#22 Assista a filmes em inglês com legendas em inglês. Para pessoas que não conseguem entender um filme sem legendas, mas não ouvem ao ler legendas em português, essa deve ser a maneira de assistir a um filme que você deve experimentar. Se for muito difícil assistir ao filme inteiro dessa maneira, tente assistir aos primeiros 10 ou 15 minutos do filme com legendas em português, mude para legendas em inglês depois disso e apenas volte para legendas em seu idioma se você ficar totalmente perdido seguindo a história do filme.

#23 Assista a filmes em português com legendas em inglês. Esse é outro desafio que ajuda muito a processar as informações em inglês. Fica melhor ainda se você encontrar produções nacionais que tenham legendas em inglês.

#24 Assista a filmes em inglês com legendas em português. Novamente, isso não é uma prática tão boa quanto filmes em inglês com legendas em inglês, mas é mais relaxante.

#25 Assista o mesmo filme ou episódio de série várias vezes. Algumas comédias também podem ficar mais engraçadas quanto mais você as assiste, especialmente se você as assiste sem legendas e assim entende um pouco mais a cada vez.

#26 Seja realista sobre o seu nível. Uma coisa que trava muitos aprendizes de inglês é se esforçar demais ao abordar algo para o qual o cérebro ainda não está pronto. Verificar seu nível com um teste de proficiência em inglês (FCE, CAE, IELTS, TOEIC, TOEFL etc.), ou um teste de nível de teste gratuito ajudará você a escolher os materiais de estudo adequados.

#27 Seja realista sobre seu nível de leitura. A maioria dos pesquisadores concorda que as pessoas aprendem mais quando leem algo em que entendem quase tudo. Se houver uma ou duas palavras por página que você nunca viu antes, esse é o nível certo. Se houver três ou mais em cada página, você deve mudar para algo mais fácil e voltar mais tarde.

#28 Leia graded readers. Estes são livros escritos especialmente para aprendizes de idiomas como você, como, por exemplo, os livros da editora Penguin Books. Embora possa ser difícil encontrar algo tão interessante quanto coisas escritas em jornais ou na internet, em termos de aprendizado do idioma, apenas as pessoas que precisam ler para o trabalho ou para uma prova geralmente ganham mais lendo coisas escritas para “graded readers“.

#29 Leia tudo sem ajuda. Embora o uso de um dicionário tenha demonstrado ajudar no aprendizado de vocabulário de curto e longo prazo, o fato de usá-lo atrasa a leitura e pode desmotivar algumas pessoas a ler em inglês. Ler um livro inteiro em inglês apenas por prazer vai te ajudar a lembrar como a leitura em outro idioma pode ser divertida.

#30 Leia e aprenda tudo. No extremo oposto, pode ser um trabalho árduo, mas muito gratificante chegar ao final de um livro sabendo que você aprendeu cada palavra nele. Veja outras dicas neste post para ter certeza de que é um livro fácil o suficiente para fazer isso e, assim, garantir que o vocabulário que você aprende seja útil.

#31 Assista a filmes ou programas infantis ingleses. Embora parte do vocabulário que você pode aprender com coisas feitas para crianças possa ser um pouco estranho (muitos nomes de animais e talvez ruídos de animais, incluindo nomes de bebês para coisas), o fato de que não apenas a linguagem, mas a estrutura da história é simplificada pode torná-lo uma coisa fácil e motivadora para assistir. Assim como bons materiais de aprendizado de idiomas, o mesmo idioma também é frequentemente repetido para torná-lo memorável, e o uso de músicas cativantes etc. pode aumentar esse efeito positivo em sua memória.

#32 Leia livros infantis em inglês. Isso é muito semelhante a assistir a filmes infantis em inglês, mas com a vantagem adicional de haver mais ilustrações do que livros para adultos, o que ajuda você a entender a história e torna a página mais brilhante e motivadora para ler.

#33 Tenha uma lista de vocabulário. Mesmo que você não encontre tempo para percorrer sua lista de vocabulário e ela continue aumentando, apenas o ato de escolher quais palavras você precisa aprender e escrevê-las em uma lista pode ajudá-lo a aprendê-las.

#34 Revise sua lista de vocabulário várias vezes ao dia. Faça isso no caminho para o trabalho, na hora de pegar o cafézinho ou reabastecer a garrafa d’água. Você pode manter sua lista de palavras no Notas, Evernote ou Google Keep.

#35 Converta sua lista de vocabulário para inglês apenas. Uma maneira de parar de traduzir e, portanto, aumentar sua velocidade de compreensão é aprender o vocabulário sem o uso de português. Formas de fazer isso incluem sinônimos (por exemplo, “tall” e “high“); opostos (“high” and “low“); fatores de pronúncia, como o número de sílabas (por exemplo, três para “decision“) e acento da palavra (a sílaba que é pronunciada mais alta e mais longa, por exemplo, a segunda sílaba em “baNAna“); e frases com lacunas (por exemplo, “I am not _________________ in science fiction” para a palavra “interested“).

#36 Jogue tudo fora e comece de novo. Uma das coisas que pode impedir a maioria das pessoas de aprender é uma pilha de livros pela metade ou uma lista enorme de vocabulário esperando para ser aprendida. Simplesmente se livre de tudo isso e comece de novo, somente com o necessário.

#37 Rotule as coisas em sua casa ou escritório com post-its. O vocabulário mais fácil de aprender é o vocabulário das coisas que você vê e usa todos os dias. Se você puder escrever os nomes das coisas ao seu redor em pedaços de papel e colá-los na coisa real, esta é uma ótima maneira de aprender vocabulário útil. Se você puder deixá-los lá nos dias e semanas seguintes, essa é uma maneira muito fácil de revisar o vocabulário até que seja aprendido corretamente.

#38 Rotule uma foto. Para as pessoas que não podem colocar etiquetas em coisas reais, a melhor opção é tirar uma foto de um lugar real em sua vida, como seu escritório, imprimi-la e, em seguida, desenhar linhas para todas as coisas que você pode ver no imagem e rotulá-los em inglês com a ajuda de um dicionário. Você pode fazer a mesma coisa com lugares que você passa todos os dias como a estação. Como você verá a mesma coisa repetidamente, deve ser fácil realmente aprender as palavras para essas coisas.

#39 Mantenha um diário em inglês. Este é um método popular de garantir que você use o inglês todos os dias para pessoas que não falam inglês com frequência e não conseguem pensar em coisas sobre as quais escrever. O fato de você estar escrevendo sobre coisas reais que aconteceram com você significa que qualquer palavra que você procurar no dicionário será um vocabulário útil para você e fácil de aprender.

#40 Chat online. O mais próximo de falar para pessoas que não têm a chance de falar inglês é o chat online, pois você precisa pensar e responder rapidamente, e o idioma é curto e informal, assim como a fala. Uma ótima ferramenta para isso é este site.

#41 Ouça notícias em inglês. Você pode tornar isso mais fácil lendo as notícias em inglês primeiro. Se você achar difícil entender o que é falado, o site Break News English traz notícias atualizadas com áudios para diferentes níveis.

#42 Leia jornais em inglês. Jornais gratuitos como “Metro”, de Londres, são geralmente os mais fáceis de entender, seguidos por títulos como “The Daily Express” ou “The Daily Mail” em inglês. Jornais populares como “The Sun” são mais difíceis por causa do uso idiomático e de gírias da linguagem e do número de piadas nas manchetes e artigos. Listamos algumas recomendações para você conferir.

#43 Escreva histórias curtas de ficção em inglês. Para as pessoas que acham chato escrever um diário sobre coisas que lhes acontecem todos os dias, o melhor é soltar a imaginação e escrever sobre o que vier à cabeça. A vantagem disso é que, se você não consegue pensar em como dizer algo em inglês, você pode simplesmente mudar a história para algo que seja mais fácil de explicar. Talvez a maneira mais fácil de começar a escrever ficção em inglês seja com um diário, alterando os detalhes que você gosta para torná-lo mais interessante e adicionando mais e mais fantasia à medida que as semanas passam.

#44 Shadowing. Isso é bastante semelhante a como você aprendeu português: ouvindo, assistindo e imitando. Basta rodar um vídeo em inglês e repetir as falas logo após elas serem ditas, agindo como uma “sombra”. Dê preferência a vídeos que você tenha acesso às legendas ou transcrições, assim você consegue conferir as palavras ditas.

#45 Aprenda um famoso discurso ou poema em inglês de cor. Embora você nunca ouça ou tenha a chance de dizer exatamente essa linha, ter um exemplo memorável de uma forma gramatical inglesa em sua cabeça pode tornar muito mais fácil aprender outros exemplos da mesma gramática à medida que você os ouve. Também é algo que você pode praticar repetidamente sem ser tão chato quanto exercícios gramaticais.

#46 Fique bêbado (um pouco bêbado) antes de falar inglês. Isso pode não apenas melhorar sua fluência enquanto você bebe, mas também pode melhorar sua confiança nos próximos dias e semanas, mostrando que você pode comunicar o que deseja dizer. E não é só percepção não, como aponta este estudo realizado pelas universidades de Maastricht (Holanda), Liverpool, Cambridge (Inglaterra) e Friburgo (Alemanha).

#47 Use um dicionário enquanto assiste a um filme. Os filmes geralmente têm as mesmas palavras muitas vezes, então se você procurar palavras importantes na primeira ou segunda vez que as ouvir, você deve tê-las aprendido até o final do filme. É mais fácil usar um dicionário se você assistir com legendas em inglês.

#48 Aprenda e use a escrita fonêmica. Embora existam muitos sons em inglês, existem ainda mais grafias. Ao aprender o script fonêmico e escrever o vocabulário com ele, você pode adicionar outro estágio ao seu aprendizado de vocabulário que deve ajudá-lo a aprendê-lo mais profundamente e melhorar sua pronúncia. Também pode facilitar as coisas para você, impedindo-o de tentar pronunciar diferentes grafias da mesma pronúncia de maneiras diferentes.

#49 Aprenda algumas regras de ortografia. Muitas pessoas pensam que a ortografia em inglês é aleatória, mas na verdade a maioria das palavras segue algum tipo de regra, por exemplo: o “magic E” que muda a pronúncia de “mad” (mad) e “made” (mayd).

#50 Grave sua própria voz. Para as pessoas que não têm muita ou nenhuma correção de pronúncia de um professor, gravar a si mesmo e ouvir de volta torna mais fácil ouvir se você está realmente fazendo os sons em inglês que está tentando ou não.

#51 Use sistemas que analisam a pronúncia. Uma grande vantagem da tecnologia é ter acesso a programas que analisam a sua fala e dão feedbacks com gráficos sobre sua pronúncia, apontando onde você está acertando e onde deve ser melhorado. Aqui falamos de um que gostamos bastante.

#52 Aprenda o máximo de palavras que puder de uma categoria. Por exemplo, itens de escritório. Aprender palavras semelhantes juntas pode expandir seu vocabulário geral e torná-las mais fáceis de aprender, formando ligações entre as palavras em seu cérebro.

#53 Desenhe as palavras que você quer aprender. Especialmente se você é artístico, essa pode ser uma maneira melhor de aprender vocabulário do que escrever traduções ou frases de exemplo (o poder de associação que isso tem no cérebro é de um nível que você não imagina).

#54 Organize uma troca de conversa. Trocar aulas e conversar com alguém que quer aprender português pode ser uma boa alternativa. Você pode fazer isso com o Tandem ou o Speaky.

#55 Inscreva-se para um exame de língua inglesa. Mesmo que você não precise fazer um exame e não queira ou não possa fazer um curso especial para estudar, pagar para fazer um exame como TOEFL, TOEIC, IELTS ou FCE pode realmente motivá-lo a fazer seu inglês estuda a sério. Além dessas opções, você pode fazer o Duolingo English Test, que é aceito em mais de 3500 instituições e é muito mais barato que o TOEFL, por exemplo.

#56 Modele seu sotaque em um ator/atriz em particular. Os alunos que dizem que querem soar mais como um falante nativo têm o problema de que os falantes nativos não soam muito parecidos uns com os outros. Escolher um modelo pode deixar a tarefa de melhorar sua pronúncia mais clara, e é bem divertido. Fazer uma imitação dessa pessoa também é um bom truque de festa.

#57 Use um dicionário inglês-inglês. Tentar usar menos um dicionário bilíngue e mudar para um monolíngue pode ajudá-lo a parar de traduzir em sua cabeça quando estiver falando ou ouvindo, e outro vocabulário útil em inglês pode surgir enquanto você estiver usando o dicionário. Essas são nossas recomendações.

#58 Converse ou envie um e-mail para seus amigos em inglês. Muitas pessoas acham isso um pouco falso ou constrangedor, mas se vocês experimentarem e notarem os benfícios disso, em pouco tempos vocês se sentem confortáveis em seguir praticando assim.

#59 Mude o sistema operacional para inglês. Alterar o idioma de operação do seu celular, tablet, Kindle, TV, etc. para o inglês pode ser uma maneira fácil de garantir que você use o idioma todos os dias.

#60 Estabeleça metas. Decidir quantas horas você quer estudar, quantas palavras aprender ou qual pontuação você quer obter em um teste são boas maneiras de garantir que você faça um estudo extra. Falamos mais nesta aula.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada