fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como medir a evolução no inglês para dar um salto no aprendizado

Author picture
Vânia Paula

Um atleta que pratica saltos, só consegue evoluir no seu desempenho se ele medir quantos metros ele está saltando. A partir dos resultados, com o auxílio de um técnico que mostra os pontos de melhoria, ele consegue traçar novas estratégias para melhorar o desempenho.

Quando a gente fala de fluência em um segundo idioma, a dinâmica é a mesma. Eu não quero teorizar muito, mas já que vamos falar de evolução e de nível de proficiência, precisamos ter muito claro o que é fluência e o que é um nível avançado.

Muita gente faz uma salada com isso. Se você pesquisar na Internet a diferença entre fluência e proficiência, cada pessoa vai expor uma opinião baseada nas definições do dicionário e isso vai não vai ajudar absolutamente nada.

O foco aqui é fazer você perceber que hoje você fala inglês da forma X, para que daqui 30 dias você esteja falando de forma Y. Por isso, precisamos definir X e Y. Senão a equação não tem solução. Simples assim.

Hoje você vai sair do X para chegar ao Y. Então aperta o cinto e lá vamos nós!

Se preferir, pode assistir esta aula que foi transmitida no YouTube.

As 4 habilidades

Se você já segue e acompanha meu trabalho, já ouviu eu explicar que para ser fluente é necessário dominar 4 habilidades: reading (leitura), listening (escuta), writing (escrita) e speaking (fala).

O reading e listening são habilidades consideradas de entrada (input) e o writing e speaking são habilidades consideradas de saída (output).

Então, para ser fluente não tem aquela conversa de: “Ah, eu até consigo ler e entender algumas coisas, mas na hora de falar eu travo.

Torne sua fluência acessível

Nosso primeiro passo para sairmos de X e irmos para Y é definir o Y. O Google Maps pode te levar para qualquer lugar que você queira, mas ele depende de você informar qual é o destino. Isso é ridiculamente obvio para se locomover, mas não é obvio para ser fluente. E é aí que está o primeiro grande erro da maioria dos estudantes.

Eles querem ser fluentes, mas nem sabem o que é ser fluente. Fluência é a coisa mais intangível que existe no mundo. Por isso muita gente não atinge. Afinal, como saber se você está chegando se nem sabe para onde está indo?

Os quadros de avaliação de proficiência, como o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), são ótimos para dar um norte e definir a proficiência, ainda assim, não concretizam a fluência. E isso é normal, pois cada pessoa tem um objetivo de fluência diferente e é isso que começaremos a fazer aqui.

A primeira coisa que vamos fazer é definir uma meta de fluência. E não vai ser qualquer meta. Vai ser uma meta inteligente, tangível, controlada e, portanto, alcançável.

SMART é um acrônimo para:

  • Específico (Specific)
  • Mensurável (Measurable)
  • Atingível (Achievable)
  • Relevante (Relevant)
  • Temporal (Time bound)

S – Quando você estiver falando inglês fluente, como deseja se sentir? No máximo até quando você gostaria que isso acontecesse? Em que situação isso está acontecendo?

M – O que vai acontecer que te prova que você atingiu esse objetivo?

A – Baseado na sua vida hoje, nas coisas que você sabe, nas coisas que você ainda não sabe e no tempo que tem para dedicar-se a essa meta, ela é atingível? Se não for, o que você precisa fazer pra ela se tornar atingível?

R – Falar inglês fluente é importante para você? Apesar do esforço, vai valer a pena? Você está em um momento da vida que pode dedicar-se a isso?

T – Quando você quer que isso se concretize?

Isso aqui encaixa perfeitamente na metáfora do Google Maps. Agora sabemos para onde vamos e quando queremos chegar.

Se você tem dúvidas sobre a direção e não tem certeza do passo a passo para chegar lá, sugiro que peça ajuda, porque você pode até chegar em um lugar sem conferir o Google Maps, mas você arrisca gastar mais tempo e “combustível” caso se perca!

Tomamos a frente do volante

Começamos a dirigir e agora precisamos controlar o nível do combustível para saber se dá conta de chegar lá, se vai precisar parar em posto de gasolina, se é que tem posto de gasolina e se tem dinheiro na carteira para abastecer.

Precisamos ficar de olhos nos led’s do painel, pois se a luz do óleo ou do sistema de arrefecimento acender precisamos tomar medidas. Além de checar se estamos no caminho certo, se o Google Maps não tem uma rota alternativa melhor e mais rápida.

Quando me mudei para Vila Velha, fiz o primeiro trajeto da mudança de carro e lembro-me bem do Google dizendo que eu levaria 12 horas. Foram 17 horas com paradas para comer, esticar as pernas e arrumar o pneu que furou! Acontece. E você precisa estar ciente que isso pode acontecer no seu planejamento também.

Por isso, na hora de definir sua meta, seja esperto. Seja SMART! Com a meta definida, pise no acelerador!

Defina e estruture o material correto de estudos

Não adianta nada definir que você quer falar inglês de maneira persuasiva na sua reunião comercial para um potencial cliente, se você está estudando inglês com material que não tem vocabulário adequado para sustentar sua necessidade.

Se você está preso a um curso de inglês que usa material do tipo general English, sinto muito, você vai ter trabalho extra.

Veja abaixo o que você vai fazer para criar material de estudos com vocabulário que atenda sua necessidade.

No Google e no YouTube pesquise por: sua profissão ou área (em inglês) + Business English. Outra forma de pesquisar é: English for + sua área ou profissão em inglês.

Exemplos:

  • Civil engineer business English
  • Sales business English
  • English for sales and marketing
  • English for Information Technology

Divida o estudo desse material da seguinte forma:

  • Separe um conteúdo que tenha vídeo/áudio + texto. Sugiro um vídeo com até 4 minutos
  • Imprima e leia transcrição do vídeo. Apenas leia.
  • Leia novamente, marcando as palavras que você desconhece e verifique o significado delas com um dicionário inglês.
  • Leia novamente, agora em voz alta e preferencialmente use o celular para gravar sua leitura.
  • Se houver alguma palavra que você tem dúvida quanto a pronúncia, procure ela no dicionário e clique no botão que reproduz o áudio da palavra. Ouça com atenção e repita algumas vezes.
  • Use o reconhecimento de voz do seu celular para gravar alguns trechos da leitura e melhorar a sua pronúncia (isso deve ser divertido e você deve se alegrar a cada palavra que o celular reconhecer). Sua pronúncia vai ter uma evolução estratosférica com essa abordagem ativa.
  • Assista ao vídeo no YouTube acompanhando o texto.
  • Assista ao vídeo sem acompanhar o texto.
  • No YouTube você pode habilitar a legenda, bem como diminuir a velocidade do áudio para ter uma maior compreensão.
  • Extraia algumas perguntas do texto para que você possa praticar o Speaking com alguém.
  • Escreva as respostas para as perguntas acima assim você vai praticar o Writing.
  • Use o Grammarly para conferir a gramática das suas respostas.
  • Leia as respostas em voz alta usando o gravador do seu celular.
  • Encontre alguém para praticar conversação do tema que você estudou. Não sabe como fazer isso? No final tem um link para você.

Importante: Procure sempre materiais que já contenham o áudio e o vídeo (com no máximo 4 minutos de duração.) Se você pegar vídeos longos, o processo fica cansativo e a eficácia é reduzida.

Controle o tempo de estudo de cada habilidade

Não caia na armadilha de apenas ler e ouvir. Você precisa estudar as 4 habilidades com muito equilíbrio. Aqui um modelo de cronograma, considerando 30 minutos de estudos por dia.

Se você estudar dessa forma, vai abordar todas as habilidades com a mesma prioridade.

Controle a melhoria em cada habilidade

Assim como milímetros, centímetros e metros servem pra medir o tamanho físico de algo e gramas, quilos e toneladas servem pra medir o peso de algo, no inglês também conseguimos ter unidades de medidas para medir as 4 habilidades.

A gente só consegue evoluir aquilo que a gente mede. Portanto, a partir de agora, você vai começar a controlar seus indicadores de fluência muito além do que a nota da prova do seu cursinho de inglês.

Para medir a leitura usaremos os seguintes indicadores:

  • Tempo gasto na leitura*
  • % de entendimento
  • Quantidade de palavras desconhecidas

*Para mensurar isso é importante sempre estipular textos que sejam do mesmo tamanho, exemplo: 1 página com mais ou menos 700 palavras é um ótimo norte. Se você estiver usando vídeos do YouTube e a transcrição, em geral, esses vídeos terão 4 minutos.

Para medir a audição, usaremos os seguintes indicadores:

  • % de entendimento sem legenda
  • % de entendimento com legenda
  • Velocidade assistida

Para medir a escrita, usaremos os seguintes indicadores:

  • Tempo gasto para formular respostas
  • Quantidade de palavras pesquisadas no tradutor
  • Quantidade de correções feitas pelo Grammarly

Para medir a conversação, vamos usar os seguintes indicadores:

  • Consegui entender em torno % da conversa
  • Conseguiram me entender em torno de % da conversa
  • Consegui compartilhar conhecimento
  • Me senti confortável/seguro em torno de % da conversa
  • De 1 a 4, qual foi minha performance para expressar minhas opiniões? (Sendo 1-ruim, 2-regular, 3-bom e 4-excelente)

Para ajudar você a controlar a melhoria em cada habilidade use os nossos recursos do Keep On Track e do PDCA.

Crie micrometas para cada habilidade

Agora que você consegue medir a evolução em cada habilidade, é hora de definir micrometas para cada uma. A sugestão é adotar a criação mensal; anotar todas no papel para ter como avaliar se o planejado foi executado.

Abaixo está uma ótima forma de fazer isso:

Dicas extras

Tem uma ferramenta maravilhosa online e gratuita chamada Write&Improve, da Universidade de Cambridge, para melhorar a sua escrita (writing). Você sabia que à medida que você melhora a habilidade de escrita, você também melhora sua fala (speaking)?

Isso porque a escrita é uma atividade de output, assim como a fala, e o processo de construção de frases feito ao escrever ajuda na hora de pensar em inglês.

Se você não sabe como e com quem praticar a fala e conversação, confira esse artigo:

Se você deseja um template para você escrever e imprimir sua meta SMART, clique no botão abaixo para baixar uma versão em PDF editável:

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada