fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como usar o WhatsApp para aprender inglês

WhatsApp
Author picture
Robson Flores

O aprendizado do inglês pode ser difícil e demorado, especialmente para aqueles que não têm acesso a uma escola de idiomas ou a professores particulares. É aqui que entra o WhatsApp, o aplicativo de comunicação favorito do brasileiro.

É possível usar o WhatsApp para aprender inglês?

Tudo é possível neste mundo quando você tem uma boa conexão com a internet no seu smartphone e Wi-Fi em casa. Sim, é possível aprender inglês pelo WhatsApp. Mas, hoje em dia, a maioria das pessoas passa muitas horas conversando pelo WhatsApp e aplicativos semelhantes.

A preocupação principal é que você geralmente passa tempo aqui, mas não o usa a seu favor. Se você gosta de conversar com os amigos e quer usar seu tempo ativamente em grupos do WhatsApp, então você poderia usá-lo para aprender inglês através dele.

Por que usar o WhatsApp para aprender e melhorar seu inglês

WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais amplas hoje em dia. Mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo usam o WhatsApp. Essa aplicação da Meta também oferece o benefício de mensagens criptografadas, oferecendo mais privacidade aos seus usuários do que outros serviços de mensagens concorrentes.

De acordo com um estudo do Reuters Institute, o WhatsApp está se tornando uma ótima fonte de informação em muitos países. No Brasil, 92% das pessoas têm WhatsApp, sendo bastante utilizado para compartilhar informações (e desinformações), especialmente por conta da conexão direta com amigos e familiares.

Com diversos recursos úteis para aprender e melhorar as habilidades de inglês, o WhatsApp também tem se tornado um aliado das pessoas que ainda encontram dificuldades em praticar e compreender o idioma.

Aqui vão algumas vantagens de usar o WhatsApp para esse fim:

  • Ambiente familiar: você pode trocar mensagens e praticar seu inglês com pessoas que você já conhece.
  • Colaboração: através dos grupos, você pode falar, ajudar e ser ajudado por pessoas do mundo todo que também estejam aprendendo inglês.
  • Sem tempo irmão: não precisa ter pressa em responder em inglês, você pode pensar e estruturar bem sua frase antes de enviar.
  • Corrigindo ao vivo: o autocorretor se torna um bom aliado, mostrando na hora o geito jeito certo de escrever várias palavras.
  • Áudio e vídeo: com recursos de áudio e vídeo, você pode praticar o listening e speaking também.

Como melhorar suas habilidades do inglês usando o WhatsApp

Para muitas pessoas, o principal desafio é não ter oportunidades para praticar o inglês. Outros problemas são os professores, métodos, instruções ou motivação em fornecer oportunidades de fala em inglês na sala de aula e muito mais.

Mas, as três características conhecidas do WhatsApp com as quais todos já devem estar familiarizados são:

  • Chat individual (até mesmo com seu próprio número)
  • Chat em grupo; e
  • Ligações e chamadas de vídeo

Esses recursos ajudam a melhorar e praticar o inglês. Portanto, basta saber como usá-los para melhorar o inglês.

Veja três maneiras de usar o WhatsApp para aprender inglês.

Conversas individuais

Você tem algum amigo ou colega (de trabalho/faculdade) que tenha um nível avançado de inglês? Se sim, convide ele ou ela para ser um guardião da fluência com você.

É interessante que essa pessoa tenha mais experiência no idioma, pois isso vai te ajudar a sair do seu patamar atual.

Tratem de tópicos comuns para vocês, como seus interesses, trabalho, faculdade, etc. Isso ajudará nas habilidades de conversação casual e tornar natural o uso do idioma.

Não deixe de usar o recurso de áudio para praticar o listening e speaking.

Ao escrever, use frases completas e vocabulário que você deseja praticar/melhorar.

Não encontrou uma parceria para praticar no Whats? Sem problemas, há esperanças em fóruns como este do WordReference. Sem contar que várias amizades podem surgir dessas outras maneiras de praticar inglês.

Conversas em grupos

Quem é que não tá em um grupo de família cheio de tretas ou naqueles grupos que só servem para ficar no silencioso? Pois é, imagina se você tivesse um grupo cheio de pessoas animadas e prontas para praticar inglês com você. Isso, sim, seria útil.

Você pode começar um grupo novo ou ainda encontrar milhares de grupos prontos para se juntar.

Se optar pela primeira opção, convide seus colegas de trabalho, ou de curso, que estejam interessados em praticar o idioma. Falem sobre temas relacionados ao trabalho, assuntos diários, dúvidas de pronúncia ou compartilhem artigos e notícias em inglês.

Com a segunda opção, há a possibilidade de conversar com estudantes do mundo todo.

Em poucas pesquisas no Google você encontra sites que listam grupos voltados para o aprendizado do inglês.

Só tenha cuidado para não cair no erro comum de entrar em mais um grupo e não interagir. Apresente-se, puxe papo, faça perguntas. E lembre-se de não clicar em links suspeitos e não compartilhar informações pessoais nesses grupos.

Mais de 650 grupos no WhatsApp para aprender inglês

Regras para usar grupos do WhatsApp para aprender inglês

  • Respeite todos os membros do grupo.
  • Não compartilhe informações falsas com ninguém no grupo.
  • Apenas podem ser compartilhados posts sobre aprendizado de inglês dentro do grupo.
  • Não altere o ícone do grupo e o nome do grupo sem permissão do administrador.
  • Não adicione novos candidatos sem permissão.
  • Se você enfrentar algum problema, entre em contato com o administrador do grupo por mensagem de texto.
  • Não compartilhe conteúdo pessoal/vídeos do YouTube dentro do grupo.
  • Não poste conteúdo religioso. Nudez, fotos e vídeos ruins são estritamente proibidos.
  • Fique ativo e compartilhe o que você tem de conteúdo relevante.
  • Tente entrar em no máximo dois grupos para que outros possam ter uma chance.

Vídeo chamadas

Chamadas de vídeo: um ótimo recurso para usar o WhatsApp para aprender inglês
Crédito: WhatsApp/Facebook Inc.

Este aqui é para os desbravadores!

Quase todo mundo que não é nativo morre de medo e vergonha de falar inglês na frente de outras pessoas.

É o medo de travar. A vergonha ao errar. É aquele olhar alheio julgando cada palavra que você pronuncia – pelo menos é o que você pensa.

Se você passa por algum desses problemas, recomendo fortemente que você enfrente essa insegurança o mais cedo possível.

Para isso, nada melhor do que treinar com conhecidos, que estão ali para te ajudar de verdade.

Sem contar que, ao trainar inglês por videochamada, você vai se sentir cada vez mais confortável na hora de falar ao vivo. Assim, você terá vantagens em entrevistas online em inglês e em reuniões de empresas (as famosas calls).

Maneiras de utilizar o WhatsApp para aprender inglês

1. Faça uma entrevista por áudio

Convide seu amigo para praticar inglês juntos. Vocês podem combinar o nível das perguntas antes, desde perguntas básicas até avançadas.

Seu amigo vai gravar uma pergunta para você e enviar pelo aplicativo. Escute a pergunta e tente entender. Se houver algum erro, corrija e envie a pergunta correta.

Depois, responda à pergunta e seu amigo escutará e tentará entender. Se ele perceber algum erro na sua resposta, vai corrigir e enviar de volta.

Então, é a sua vez de gravar e enviar uma pergunta para seu amigo. Se precisarem, podem procurar na internet.

2. Compartilhe sua rotina

Que tal compartilhar um pouco do seu dia com o seu companheiro de estudos? Você pode combinar de enviar um áudio pela manhã, contando quatro coisas que fará no dia; ou à noite, contando quatro coisas que fez. Pode tirar algumas fotos durante o dia e enviar seu foto/diário à noite, contando o que fez. E ele faz o mesmo.

Procurem não repetir os mesmos verbos, e lembrem-se de falar sobre ações corriqueiras como “to have my hair cut”; tarefas do trabalho, como “to assess the report”; ou mais pessoais, como “to talk to my son about his attitude”. Pratique falar de ações futuras e passadas, e você verá que muitas dúvidas surgirão, especialmente com relação a vocabulário e aos verbos irregulares. Transforme essas dúvidas em aprendizado.

3. Faça ditados

Veja em algum livro de inglês uma frase que tenha uma estrutura ou palavra incomum. Se você e sua dupla tiverem nível avançado, pode ser uma frase extraída de uma palestra do Ted, por exemplo. Grave a frase para seu amigo.

Ele ouvirá, escreverá o que entendeu e enviará a você por mensagem de texto. Você confere com o texto original e corrige. Se houver dúvidas de pronúncia, consultem um bom dicionário online.

4. Grave pequenas apresentações

Pense em um assunto de seu interesse. Se seu nível de conhecimento for básico, você pode narrar o que faz todo dia, descrever sua família, falar sobre o que gosta e não gosta etc. Aos poucos, pesquise e comece a falar sobre suas opiniões, seus desafios na empresa onde trabalha. Se for muito difícil no começo, escreva primeiro. Depois, é só gravar um vídeo.

Você pode ler o seu roteiro nas primeiras vezes, mas procure abandonar o apoio aos poucos. Sempre pesquise antes as palavras novas, tempos verbais e estruturas. Envie o vídeo para seu amigo. Ele vai tentar entender, corrigir o que encontrar de erros e enviar por texto para você a contribuição dele. Se quiser, você pode gravar de novo. E seu amigo pode fazer o mesmo.

5. Descreva um processo ou um sentimento

Quando um estudante tenta descrever um processo em inglês, geralmente encontra dificuldades com verbos e substantivos. Imagine quantos processos realizamos no dia: fazer café, dirigir, ligar o computador e ler emails, etc. Coisas simples, mas que, na hora de descrever o passo a passo em inglês, causam confusão. Ao praticar, você aprenderá muito vocabulário e estruturas.

Analogamente, ao contar em inglês como se sente (alegre, triste, cansado, irritado etc) e explicar o porquê, você vai descobrir muitas palavras desconhecidas. Se enviar uma mensagem por texto ou áudio com esse tema, pesquisando antes o que não sabe, aprenderá muito vocabulário importante para conversas pessoais.

6. Conte o que acontece numa obra de ficção

Comece com “o filme (ou a série) é sobre…” Mas não vale contar todo o enredo. Se você gosta de filmes e séries, terá sempre um para descrever ao seu amigo.

7. Utilize-se das mídias

O uso de imagens e memes são bem comuns no WhatsApp. Por isso, não deixe de usá-los nos estudos. Pesquise por imagens engraçadas, vídeos e memes em inglês e mande-os para o seu companheiro de estudos. Depois pergunte se ele entendeu a mensagem ou a piada ou o vídeo ou qualquer outra coisa que se referia a mídia em questão.

Perguntas em inglês para quebrar o gelo

Não adianta abrir o WhatsApp e não ter ideia do que falar. Começar com “what’s your name?” é tão desanimador quanto um “oi” no Tinder.

Então, para te ajudar a quebrar o gelo na hora de começar a trocar zaps em inglês, eu separei algumas perguntas interessantes:

  • What work do you do?
  • Have you ever been promoted?
  • What work is common in your city/area/country?
  • What are your current goals in life?
  • What are your hobbies?
  • How do you relax after a busy week?
  • What is one thing you’ve never done but would like to do?
  • What types of music come from your country?
  • Where do you usually get food from?
  • If you could only eat one type of food for the rest of your life, what would it be? Why?
  • How often do you exercise?
  • I am always late. What should I do?

Não tenha pressa em pular para a próxima pergunta, torne a conversa envolvente, contando suas experiências pessoais e deixe fluir.

O mais importante: não tenha medo de errar! Erros são comuns, mesmo para nativos (você mesmo erra tanto português que nem mesmo percebe). Erre muito e erro bonito! Mas não deixe de avaliar seus deslizes.

Siglas e acrônimos comuns usados em conversas de texto

SiglaInglêsPortuguês
2MOROTomorrowAmanhã
5NFineBem
AFAIKAs Far As I KnowAté onde eu saiba
AFKAway From KeyboardAusente do teclado
ASAPAs Soon As PossibleO mais rápido possível
B3Blah! Blah! Blah!Blá! Blá! Blá!
BAEBefore Anyone ElseAntes de qualquer outra pessoa
BBLBe Back LaterVolto mais tarde
BBSBe back soonVolto em breve
BDBig dealGrande coisa
BRBBe right backVolto já
BTWBy The WayA propósito
CUTSee you tomorrowAté amanhã
Cuz/CozBecausePorque
CWOTComplete waste of timeTotal perda de tempo
CYASee YouAté logo
DIYDo It YourselfFaça você mesmo
DMDirect messageMensagem direta
DunnoDo not knowNão sei
ETAEstimated Time of ArrivalTempo estimado de chegada
F2FFace to faceCara a cara
FCFingers crossedDedos cruzados
FYIFor Your InformationPara sua informação
GR8GreatÓtimo
GTGGot To GoTenho que ir
HBDHappy BirthdayFeliz aniversário
ICYMIIn Case You Missed ItCaso você tenha perdido
IDCI don’t careNão me importo
IDKI don’t knowNão sei
IMOIn My OpinionNa minha opinião
IOWIn other wordsEm outras palavras
IRLIn real lifeNa vida real
ISOIn Search OfProcurando por
JKJust kiddingSó brincando
L8RLaterDepois
LMAOLaughing my a*s offRindo muito
LMKLet Me KnowDeixe-me saber
LOLLaughing out loudRindo alto
NBDNo Big DealNada demais
NOYBNone of your businessNão é da sua conta
NSFWNot safe for workNão seguro para o trabalho
O3Out of officeFora do escritório
OMGOh My GodOh meu Deus
PLS/PLZPleasePor favor
PLZPleasePor favor
Q4UQuestion for youPergunta para você
ROFLRolling on the floor laughingRolar no chão de tanto rir
RSVPResponse requestedResponda, por favor
RTRetweetRetuitar
SMHShaking My HeadBalançando a cabeça
SUPWhat’s upO que está acontecendo?
TGIFThank God, It’s Friday!Graças a Deus, é sexta-feira!
THXThanksObrigado
TMIToo Much InformationInformação em excesso
TTYLTalk to you laterFalo com você depois
TYTTake Your TimeSem pressa
W8AMWait a minuteEspere um minuto
WTHWhat the hellQue diabos?
XOXOHugs and kissesAbraços e beijos
YOLOYou Only Live OnceVocê só vive uma vez
YWYou’re WelcomeDe nada

Conclusão

Com o aumento de seu tempo, alcance e frequência de uso, as tecnologias da internet começaram a moldar a maneira como as pessoas criam e compartilham conteúdo. Com isso, o WhatsApp se tornou uma dessas plataformas de comunicação que podem melhorar as habilidades de aprendizagem de inglês.

Muitos estudantes ainda encontram dificuldades em praticar e entender o inglês. Por isso, o WhatsApp pode ser um ótimo aliado, permitindo contato o idioma através de interações autênticas.

Todos os recursos disponíveis podem apoiar o aprendizado de inglês, seja na escrita ou nas habilidades de leitura e fala, aumentando, inclusive, a confiança e motivação para aprender esta língua internacional.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada