fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Jogos para aprender inglês

Author picture
Robson Flores

Aprender um novo idioma pode ser uma jornada desafiadora, mas quando combinamos educação com diversão, o processo se torna mais envolvente e gratificante.

Com a crescente popularidade dos jogos online, eles se tornaram uma ferramenta eficaz para dominar uma língua estrangeira, como o inglês.

Neste artigo, exploraremos como os jogos para aprender inglês de maneira envolvente e eficiente.

Aprendizado divertido e imersivo

Um dos maiores benefícios dos jogos para aprender inglês é a imersão em um ambiente onde o idioma é constantemente utilizado. Ao interagir com personagens, ler textos e ouvir diálogos, os jogadores são expostos a uma linguagem autêntica, o que é fundamental para o desenvolvimento das habilidades linguísticas.

Além disso, os jogos proporcionam um aprendizado divertido e interativo. Os elementos de competição, desafios e recompensas incentivam os jogadores a se envolverem mais profundamente com o conteúdo, resultando em um aprendizado mais eficaz e duradouro.

Wordle: um dos melhores jogos para aprender inglês
Wordle: um dos jogos mais divertidos para aprender inglês

Jogos para aprender inglês em todos os níveis

Uma das melhores características dos jogos para aprender inglês é a variedade de opções disponíveis. Existem jogos adequados para todos os níveis de proficiência, desde iniciantes até avançados. Para iniciantes, jogos de vocabulário e pronúncia podem ser extremamente úteis, enquanto jogadores mais avançados podem se beneficiar de jogos de interpretação e tradução.

Jogos de palavras cruzadas, quizzes de gramática, jogos de associação de imagens e até mesmo jogos de simulação de vida podem ser adaptados para ensinar e reforçar habilidades linguísticas. A variedade permite que os aprendizes escolham jogos que se alinhem às suas necessidades e preferências.

Conheça nossa seleção de jogos para aprender inglês:

Wordshake

Resumo: jogo de embaralhar palavras para melhorar o seu vocabulário em inglês.

Se você gosta de jogos de ESL cheios de ação nos quais você trabalha contra o relógio, o Wordshake é perfeito para você.

Este jogo lhe oferece 16 letras aleatórias do alfabeto e três minutos. Durante esse tempo, você precisa criar (pensar em) o maior número possível de palavras em inglês usando as letras disponíveis. A cada nova palavra que você formar, ganhará pontos.

Como o Wordshake não possui regras complicadas, é um ótimo jogo para construir vocabulário tanto para iniciantes quanto para estudantes avançados.

Visite o site

Knoword

Resumo: prática de vocabulário em inglês em alta velocidade.

O Knoword é um dos jogos mais divertidos, agradáveis e empolgantes que a internet tem a oferecer.

As regras são bastante simples: você tem um minuto para ler o maior número possível de definições e escrever a resposta correta.

Cada vez que você dá uma resposta correta, ganha um ou dois segundos adicionais, e a cada quatro respostas corretas você recebe uma dica. Você pode pular quantas palavras quiser, então certifique-se de pressionar a tecla “Esc” ou clicar em “Pular” sempre que não souber uma palavra.

Visite o site

4 Pics 1 Word

Resumo: aplicativo de jogo pictórico para praticar vocabulário em inglês no seu telefone.

Este jogo apresenta a você quatro imagens que têm algo em comum, e você precisa adivinhar o que é.

Às vezes, a resposta é óbvia, mas em outras ocasiões você terá que pensar muito e usar dicas para obter ajuda. Seja você um aprendiz iniciante de inglês ou um falante fluente, o 4 Fotos 1 Palavra certamente ativará o seu cérebro e o fará pensar em inglês.

Além disso, você sempre pode criar seus próprios flashcards para as palavras que não conhece. Quem disse que diversão e aprendizado não podem caminhar juntos?

Baixe no Android

Baixe no iOS

Visual Thesaurus Spelling Bee

Resumo: jogo de ortografia para alunos avançados de inglês.

Ouça uma palavra e tente soletrá-la corretamente. Sem surpresas aqui.

No entanto, algumas das palavras que você ouvirá são tão difíceis de soletrar que você começará a sentir que a abelha está rindo de você e de seus erros de ortografia.

O jogo vem com estatísticas, uma visualização gratuita do tesauro visual para as palavras que você soletrou corretamente e todas as definições das palavras divididas por classe gramatical.

Mesmo que o Visual Thesaurus não seja gratuito, o jogo é, e está repleto de ótimos recursos para ajudá-lo a aprender inglês.

Visite o site

Word Whomp

Resumo: jogo que testa suas habilidades de ortografia e memorização.

Outro jogo de embaralhar palavras, assim como o Wordshake, mas mais fofo, o Word Whomp permite que você pratique suas habilidades de escrita e ortografia em inglês.

Neste jogo, são fornecidas seis letras e você precisa determinar quantas palavras podem ser soletradas com essas letras. Você tem dois minutos e meio para encontrar todas as palavras. Se você adivinhar muitas palavras incorretas, o jogo terminará.

Você praticará o rápido pensamento em palavras do vocabulário em inglês, uma habilidade que será muito útil em conversas reais em inglês.

Visite o site

Freerice

Resumo: permite praticar inglês e ajudar os necessitados ao mesmo tempo.

O Freerice é outro jogo no estilo de quiz que ajuda você a aprimorar suas habilidades de vocabulário.

Em vez de responder a problemas com palavras, você recebe uma palavra de vocabulário e precisa encontrar o sinônimo mais próximo entre quatro palavras diferentes. O jogo começa fácil, mas com um total de 60 níveis, ele se torna muito mais difícil à medida que você avança.

O que realmente torna o Freerice diferente de outros jogos é que a empresa doará 10 grãos de arroz para famílias famintas a cada pergunta que você responder corretamente.

Portanto, quanto mais você joga, mais está ajudando aqueles que precisam.

Visite o site

Human Brain Cloud

Resumo: jogo de associação de palavras que oferece prática gratuita de inglês.

Descrito como um “jogo de associação de palavras massivamente multiplayer”, o Human Brain Cloud é tão simples quanto complexo.

São apresentadas a você palavras aleatórias, e seu objetivo é digitar palavras, expressões ou até mesmo frases que você associa às palavras que recebe. Não existem respostas certas ou erradas. O programa simplesmente pega suas respostas e as adiciona ao banco de associações.

Se você clicar em uma palavra, verá uma “nuvem” com sua palavra no centro, conectada a outras palavras com as quais as pessoas a associam. É aí que a diversão começa, pois você pode usar esse recurso para aprender vocabulário.

Visite o site

Scrabble Online

Resumo: jogo de tabuleiro para melhorar seu vocabulário em inglês, que também pode ser jogado online.

Originalmente projetado como um jogo de tabuleiro, você agora pode jogar Scrabble online com um amigo, contra outro jogador virtual ou contra o computador.

Você escolhe sete letras na forma de peças e as utiliza para formar palavras. Cada quadrado possui uma letra e um número escritos nele, representando os pontos que você ganha ao usar aquela letra.

Todas as peças que tocam umas às outras devem formar uma palavra real em inglês, e você precisa construir palavras usando as letras de outras palavras que já foram colocadas no tabuleiro.

Visite o site

Wordle

Resumo: jogo de adivinhar palavras.

O Wordle é um jogo viciante que desafia você a descobrir uma palavra oculta de cinco letras em seis tentativas. Você digita uma palavra e recebe um feedback sobre quais letras estão certas, quais estão erradas e quais estão no lugar errado.

Ele é divertido e educativo, ajudando você a expandir seu vocabulário e melhorar sua ortografia.

Visite o site

Word Games by Learn English Today

Resumo: enorme coleção de jogos de palavras em um único lugar.

Você veio aqui procurando por um jogo de palavras. Que tal 135?

Learn English Today oferece 135 jogos de palavras gratuitos para ajudar você a melhorar seu vocabulário em inglês enquanto se diverte.

Divididos em quatro níveis e cinco categorias (palavras cruzadas, frases embaralhadas, questionários, palavras faltantes e exercícios de correspondência), cada um desses jogos irá ajudar você a se tornar melhor no inglês, não importa o seu nível.

Visite o site

7 Words

Resumo: o jogo de palavras mais desafiador para estudantes de inglês.

Esse nome simples esconde um dos jogos mais difíceis, mas também divertidos e viciantes, que já joguei em toda a minha vida.

Você recebe sete definições e 18 peças com letras, e seu objetivo é clicar nas peças para criar palavras que correspondam às definições.

Cada definição é seguida por um número de quadrados cinzas que correspondem ao número de peças que você precisa usar para formar aquela palavra. Juntamente com três dicas, isso é tudo que você terá para completar os 777 quebra-cabeças incluídos no jogo.

Quando você acerta uma palavra, sua definição é riscada e as peças correspondentes desaparecem.

Visite o site

ESL Crossword Puzzles

Resumo: os melhores quebra-cabeças de palavras cruzadas de ESL online para aprendizes de inglês

Palavras cruzadas são uma forma boa de testar suas habilidades de compreensão de leitura e vocabulário.

No entanto, os quebra-cabeças de palavras cruzadas que você encontra no jornal de domingo frequentemente são muito difíceis para que aprendizes de inglês possam completar.

Felizmente, com ESL Crossword Puzzles, você pode desafiar a si mesmo com problemas de palavras criados especialmente para aprendizes da língua inglesa.

O site é abrangente e oferece uma variedade de quebra-cabeças de palavras cruzadas, dificuldades e temas para escolher, tornando-o excelente para estudantes de todos os níveis de habilidade. Basta selecionar seu nível no menu no topo da página inicial vinculada acima.

Visite o site

Influent

Resumo: jogo para aprender o vocabulário de objetos do cotidiano.

Neste jogo, você explora um apartamento moderno onde tudo é clicável. Você utiliza um dispositivo para escanear objetos e ele lhe diz o nome desse objeto em inglês.

O jogo apresenta pronúncias em áudio nativo e testa a sua memória por meio de questionários baseados no tempo. Também há um mini-jogo onde você pilota um avião e derruba várias coisas.

Ele ainda ajuda você a aprender os nomes de objetos usados na vida diária. Iniciantes podem rapidamente assimilar as palavras essenciais que serão usadas na maioria dos contextos de uma maneira divertida e sem esforço.

Visite o site

Drops English

Resumo: aprenda vocabulário conectando palavras a imagens.

Este é mais um jogo que associa palavras às suas imagens correspondentes. A dificuldade aumenta conforme você joga, de forma que, depois de aprender uma palavra, o Drops incluirá mais palavras para continuar desafiando o seu aprendizado de maneira constante.

Essa é uma ótima maneira de aprender novas palavras devido à repetição, e além disso, o aplicativo possui uma interface fácil, sendo relaxante e divertido de usar.

Você pode baixar o Drops em um dispositivo iOS ou Android e jogar sem precisar de Wi-Fi.

Visite o site

Word Connect

Resumo: ajuda a aprender a escrever corretamente.

Este jogo lhe oferece um conjunto de letras e o desafia a formar palavras com essas letras. Você deve soletrar o maior número possível de palavras com as letras fornecidas. Este jogo é definitivamente desafiador e faz você refletir bastante sobre o inglês que aprendeu.

Além disso, como você tem tentativas ilimitadas, este jogo pode lhe ensinar novas palavras à medida que você descobre as respostas corretas.

Baixe no Android

Baixe no iOS

Alphabear

Resumo: design divertido e excelente para praticar ortografia.

Neste jogo, você também está tentando formar palavras com as letras fornecidas. Este jogo lhe dá várias oportunidades para usar cada letra, e depois de formar uma palavra, você recebe mais letras para usar. Esse tipo de jogo incentiva você a usar o máximo de vocabulário possível.

Você recebe mais pontos por palavras mais longas e, à medida que avança no jogo, pode coletar os “Alphabears”, que oferecem diferentes combinações de pontos. Os ursos são fofos e adicionam uma recompensa extra por se sair bem nesse jogo.

Existem estilos diferentes de jogo, incluindo uma versão cronometrada que o ajudará a pensar rapidamente e construir palavras tão rápido quanto você conseguir pensar nelas.

Visite o site

Lovatts Free Online Trivia

Resumo: jogo de perguntas para estudantes avançados de inglês.

Se você é o tipo de pessoa que está repleta de fatos não relacionados, vai adorar o Lovatts Trivia. Deixe-me dizer, algumas das perguntas são apenas para especialistas em curiosidades!

Este jogo é perfeito para praticar suas habilidades de leitura em inglês sob pressão. Você está jogando contra o relógio e quanto mais tempo levar para responder a uma pergunta, menos pontos receberá.

Se precisar de ajuda, você sempre pode pedir ao sistema para te auxiliar. Clique na palavra “Hint” no canto superior direito da linha cinza, e uma das respostas incorretas será descartada.

Visite o site

Adaptive Spelling Quiz by SpellQuiz

Resumo: ditados divertidos em inglês.

Imagine poder fazer ditados online, mas o site é absolutamente fofo e bem projetado. O áudio é cristalino (muito claro, fácil de entender).

Cada frase é verificada e corrigida imediatamente. Você pode clicar em qualquer palavra para saber mais sobre ela. O programa leva em consideração seus erros e lhe apresenta frases cada vez mais difíceis à medida que você avança e melhora.

Também há a possibilidade de verificar suas estatísticas de palavras e erros. Registre-se e tenha acesso a tudo isso e a muitos outros testes, questionários e muito mais de forma gratuita.

Visite o site

Proof It!

Principais características: O melhor jogo para praticar a revisão de inglês

Você acha que tem o que é necessário para ser um revisor? São apresentadas 10 frases, cada uma contendo um erro. Sua missão é encontrar e corrigir os 10 erros.

Recomendo este jogo para estudantes avançados de inglês que estão dando os passos finais em direção à fluência ou se preparando para um exame.

Os erros que você pode encontrar nessas frases variam desde questões de gramática (por exemplo, “do” em vez de “does”) e erros de ortografia (break em vez de brake) até erros de pontuação (uma vírgula pode estar faltando) e erros de capitalização (alice em vez de Alice).

Visite o site

Bubbles

Resumo: excelente para aprimorar suas habilidades de construção de frases

Este é um simples jogo de quebra-cabeça online no qual você precisa formar uma frase que descreva uma imagem corretamente dentro de um limite de tempo.

São exibidas várias bolhas de palavras e você deve conectá-las para criar uma frase. À medida que você continua criando as frases corretas em cada nível, o número de bolhas de palavras diminui.

O jogo oferece diferentes opções de velocidade e permite que você escolha a categoria de vocabulário. Por exemplo, você pode jogar o jogo com objetos pessoais, alimentos, animais, esportes, profissões, natureza, cores, letras ou partes do corpo.

Visite o site

Magnetic Poetry

Resumo: jogo para praticar escrita em inglês sem precisar escrever.

Originalmente um conjunto de ímãs real, o Magnetic Poetry oferece cinco conjuntos completos gratuitos online. Use as palavras que são fornecidas para criar poemas, histórias, piadas ou qualquer coisa que venha à sua mente.

Desafie seus amigos para uma competição para ver quem é o primeiro a usar 50 ou 100 peças e criar uma história coerente. Ou tente escrever sobre o seu dia usando apenas as palavras do conjunto. Ou crie um poema geek para a sua paquera online.

Você pode realmente criar qualquer coisa e tudo com o Magnetic Poetry, e como os conjuntos gratuitos estão em inglês, você também vai praticar seu vocabulário e habilidades de escrita.

Visite o site

Socialização e colaboração

Muitos jogos online oferecem a oportunidade de interagir com outros jogadores, o que pode ser uma ferramenta valiosa para praticar inglês. A comunicação com outras pessoas, seja por meio de chat de texto ou voz, permite praticar habilidades de conversação de maneira autêntica e descontraída.

Além disso, alguns jogos oferecem modos de colaboração, onde os jogadores precisam trabalhar em equipe para atingir objetivos. Isso incentiva a cooperação e a comunicação eficaz em inglês, simulando situações do mundo real em que o idioma é usado para trabalhar em conjunto.

Desenvolvimento de habilidades diversas

Os jogos online para aprender inglês não se limitam apenas à aquisição de vocabulário e gramática. Eles também podem desenvolver habilidades de audição, leitura, escrita e fala. Os jogadores são desafiados a entender diálogos, ler instruções, escrever respostas e, em alguns casos, falar as respostas em voz alta.

Além disso, muitos jogos incorporam situações do cotidiano, como fazer pedidos em um restaurante virtual ou participar de uma entrevista simulada, o que ajuda a preparar os aprendizes para interações reais em inglês.

Conclusão

Os jogos para aprender inglês representam uma abordagem inovadora e envolvente para o ensino de idiomas. Eles oferecem uma experiência de aprendizado imersiva, divertida e interativa, permitindo que os jogadores desenvolvam uma ampla gama de habilidades linguísticas.

Ao escolher jogos que correspondam ao nível de proficiência e aos interesses individuais, os aprendizes podem aproveitar ao máximo essa ferramenta poderosa.

Então, se você está procurando uma maneira envolvente de aprimorar suas habilidades em inglês, experimente algumas das opções de nossa lista.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada