fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Entrevista em inglês: como falar bem e sem travar

Author picture
Vânia Paula

“Oi Vânia, estou em um processo seletivo de uma multinacional e essa oportunidade sem dúvidas é a grande chance da minha vida e da minha família. Vou entrar numa fase que tenho que fazer a entrevista com os gestores dos USA, mas meu inglês é intermediário.

Essa entrevista deverá acontecer daqui 2 semanas. Estou sem norte Vânia e não sei o que fazer… Preciso de ajuda. Preciso de uma orientação de coração. Já tenho tentado muito, mas sem sucesso… Tenho 36 anos e não posso mais perder oportunidade.”

Recebi essa mensagem de um seguidor do Instagram e decidi então passar minhas orientações do que ele deveria fazer nessa situação e, com o resultado, me inspirei a escrever este artigo.

Portanto, nas próximas linhas eu vou ajudar você com dicas práticas de como falar bem e sem travar durante uma entrevista em inglês. Você vai aprender o que fazer para se preparar, impressionar o recrutador e sair na frente dos outros candidatos.

Se preferir, assista essa aula aberta que foi transmitida no YouTube.

Preparação

Antes de tudo, muitas pessoas não estão preparadas para entrevistas de emprego, nem mesmo em português. Meu conselho: antes de se preocupar com o inglês, você tem que se preocupar com sua confiança no português.

Se eu perguntar agora:

  1. Você se garante numa entrevista de emprego em português?
  2. Você sabe se vender?
  3. Sabe ser persuasivo e impressionar o recrutador?
  4. Você sabe se diferenciar da concorrência?

Porque se você ainda não tem confiança para fazer tudo isso em português, não vai ser em outro idioma que você vai ter.

Assim sendo, vou separar a entrevista de emprego em inglês em duas partes:

Primeiro, a parte prática da fala. As perguntas que você vai responder, as coisas que você vai relatar e as possíveis dúvidas que você vai precisar esclarecer ao entrevistador. Segundo ponto é a parte mental da fala, com relação às suas emoções, inseguranças, medos e por aí vai.

Outra classificação importante que tenho observado sobre entrevistas de emprego em inglês é que existe as:

  1. Entrevistas Nutella (aquelas mais básicas); geralmente a única pergunta feita é: “Tell me about yourself”  – observação não subestime essa pergunta e responda de qualquer jeito e sua concorrência pode se usar disso, portanto, por mais simples que ela seja, não a subestime; e as
  2. Entrevistas hardcore (que de básicas não têm nada); normalmente você vai conversar com o dono da vaga, o gerente, ou diretor, e muitas vezes, ele nem fica no Brasil (aumentando o nível do desafio, uma vez que ela será realizada por telefone ou videoconferência.)

Dito isso, confira agora as etapas para se preparar muito bem para sua próxima entrevista de emprego em inglês:

Primeira etapa

Estude a empresa para a qual está aplicando a vaga e faça um breve resumo em inglês, tanto escrito como falado, seguindo este checklist:

  • Acesse o site da empresa e tome nota de todos os pontos relevantes para a entrevista.
  • Escreva um e-mail em inglês relatando o que você descobriu na pesquisa anterior. Envie esse e-mail para você mesmo. E se você não está com nenhuma entrevista em mente, escolha uma empresa que você gostaria de trabalhar e faça tudo como se você estivesse concorrendo a uma vaga na mesma. Não espere a oportunidade chegar para se preparar!
  • Grave um áudio no seu celular explicando o que você encontrou sobre a empresa/vaga, como se você fosse explicar isso para sua esposa, marido ou pais. Esse é um exercício e você não precisa enviar o áudio a ninguém.
  • Usando seu celular, grave um vídeo curto como se você fosse enviar ao entrevistador. Resuma o que você encontrou em sua pesquisa e finalize o vídeo fazendo uma pergunta sobre a empresa ou a vaga.

Existem dois tipos de perguntas: genéricas e específicas, veja exemplos:

  1. Pergunta genérica: “Qual é sua parte favorita de trabalhar aqui?” (“What’s your favorite part about working at the company?“)
  2. Pergunta específica: Vamos supor que eu estou sendo contratada agora para trabalhar no Citibank para substituir um gerente de projetos que será mandando embora, eu perguntaria: “Eu gostaria de entender como a transição do Citibank para o Itaú influenciou a gestão dos projetos e como você percebe que isso vai se comportar no futuro?” (“I would like to know how does the transaction between Citi and Itau has influenced the project management, and how do you think it will influence in the future?”)

Observação: qual dos dois tipos de pergunta você acredita que vai impressionar o recrutador e fazer você sair na frente dos concorrentes? Pense nisso!

Se você estiver fazendo entrevista para uma vaga confidencial através de uma consultoria, você vai precisar ter dois trabalhos (pesquisar primeiro sobre a consultoria e depois sobre a empresa), mas uma coisa eu te garanto, vale a pena. Se você impressionar o headhunter ou o consultor da vaga, pode apostar que o seu CV não vai para gaveta dos candidatos esquecidos e, como a consultoria tem outros clientes, se não for dessa vez, da próxima ela te chama. Fica a dica!

Segunda etapa

Preparar-se para responder perguntas, das mais simples do tipo: “Tell me about yourself?”, às mais complexas, como: “Tell me about your experience in your previous job?

Tenho um guia onde você encontra as 11 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego em inglês com explicações e exemplos. Veja aqui e prepare suas próprias respostas.

Foque em construir as respostas em português, porque primeiramente você precisa se preocupar em vender o seu peixe e ser persuasivo.

Terceira etapa

Construir as respostas em inglês, para isso vamos dividir essa fase em 4 bases de sustentação:

Reading

Leia em voz alta as perguntas e respostas que estão disponibilizados no guia da etapa anterior. Se houver alguma palavra nova que você desconhece, use um dicionário (inglês-inglês) para aprender o novo vocabulário.

Writing

Construa suas respostas em inglês. Esqueça a tradução! O texto em português serve só para te dar um norte e isso vai te ajudar a reduzir a dificuldade de pensar em inglês e vai aumentar a sua autoconfiança na hora do “vamos ver”.

Google Translate tá proibido! Você nunca vai se sentir seguro enquanto usar essa ferramenta, sabe por quê? Porque você ficar com a síndrome do impostor e inconscientemente isso vai refletir na sua autoconfiança. Na hora da entrevista você vai transparecer que não está preparado e o recrutador vai sentir isso, porque, no fundo no fundo, sua consciência sabe que você não conseguiu fazer “sozinho”.

Use um dicionário inglês-inglês. Eu recomendo o Cambridge Dictionary, porque além das pronúncias no inglês americano e britânico, também tem a parte do vocabulário business, que é bem específico para o que estamos construindo aqui.

Outra ferramenta incrível que você pode usar é o Grammarly. Uma extensão que você pode instalar no Chrome e que faz as correções gramaticais. Ela tá liberada!

Listening

Paralelamente ao reading e writing, você vai começar a acostumar o seu ouvido para o que vai acontecer na entrevista, portanto:

Pesquise no YouTube: o nome da tua profissão em inglês + job interview questions and answers e passe vários dias assistindo o máximo de vídeos que você puder. Ouça podcasts enquanto estiver fazendo outras atividades rotineiras: sugiro o canal 7 Minute Job Interview Podcast ou você também pode digitar “job interview” no seu aplicativo de podcasts preferido.

Observação: a prática do listening é algo que você começa e não para nunca mais na vida. A pessoa que quer ser bilíngue não pode se dar ao luxo de não praticar o listening diariamente.

Speaking

Etapa essencial para impressionar o dono da vaga e sair na frente dos candidatos.

Usando o gravador de voz do celular, grave as respostas que você construiu. Simplesmente leia em voz alta, grave e escute novamente. Sem pressa. A ideia é treinar a língua e a pronúncia.

Pesquise as palavras que você tem dúvida sobre a pronúncia no Cambridge Dictionary. Repita o processo algumas vezes para todas as questões, mas faça isso em dias diferentes para não ficar cansativo. Defina um prazo, por exemplo, fazer isso por 7 dias seguidos.

Usando a câmera do celular, grave as respostas que você construiu, pode continuar lendo. Quando você assistir novamente, vai notar os movimentos labiais e linguagem corporal. Novamente, defina um prazo de início e fim para essa atividade. Caso contrário, você nunca vai se sentir pronto o suficiente.

Na última fase você vai fazer simulações dessa entrevista com alguém de carne e osso. Você pode convidar um amigo, um professor ou um familiar. Qualquer pessoa vale, desde que ela também seja fluente.

Essa pessoa vai fazer o papel de entrevistador, portanto, ela deve te fazer as perguntas e você deve responder, agora sem ler, né?

Grave essa entrevista para poder assistir novamente.

Faça essa simulação com pelo menos três pessoas diferentes, portanto, cuidado com quem você vai escolher para fazer esse trabalho. O fato de a pessoa ser fluente não a capacita para dar feedback. Tem gente com a delicadeza de um rinoceronte; não tem tato para isso e acaba fazendo críticas mais destrutivas do que construtivas. Portanto, escolha muito bem quem vai te ajudar.

Por fim, defina um calendário para fazer essas ações e assim que concluir o primeiro ciclo, comece a participar de entrevistas no mundo real.

Você precisa se jogar no mar para descobrir se realmente sabe nadar quando a água não dá pé. Enquanto você estiver só na piscina em pé, você nunca terá segurança suficiente para bater a mão no peito e dizer: “Eu sei nadar”. E enquanto você não fizer entrevistas reais e tiver feedbacks do tipo: “Você passou na fase de teste do inglês”, você nunca vai saber se estará pronto.

Dica extra: no final da entrevista não tenha medo de pedir um feedback ao recrutador. Essa é uma ótima forma de aplicar um ciclo de melhoria contínua na sua fluência e se preparar cada vez melhor para a próxima.

Uma boa forma de fazer isso em inglês é perguntar: “Apart from my professional skills for this position, I would appreciate to receive a feedback about my English skills. Is there any advice would you give me?

Agora é arregaçar as mangas!

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada