fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como evitar o branco na hora de falar inglês

Author picture
Vânia Paula

Muitos se queixam que quando querem falar inglês não lembram as palavras ou elas simplesmente somem da cabeça, causando o que normalmente se conhece como “branco”. Quando você quer falar algo e não sai!

Em primeiro lugar, não se preocupe, isso acontece com todo mundo. Não há nenhuma pessoa que aprendeu a falar inglês sem passar por isso, mas saiba que existe um plano de ação para você colocar em prática e usar até dar certo.

É muito importante praticar a conversação para poder aprender inglês e existem pilares que irão te ajudar a ter menos brancos ou simplesmente conseguir ter mais fluência na língua e sentir a imensa felicidade que isso traz.

Se preferir, pode assistir essa aula aberta transmitida no YouTube.

O cenário comum talvez você já conheça. São aqueles momentos em que você quer falar algo em inglês, mas não consegue porque você não tem repertório ou não se lembra.

Existem três situações para ocorrerem essas “travadas” ocasionais por falhas na memória:

  • Você não sabe: às vezes você simplesmente não sabe falar algo em inglês, por não ter aprendido ainda o suficiente ou, porque o que você quer falar está um nível acima do que você se encontra atualmente.
  • Assunto específico: pode ser que o assunto tratado requer algumas expressões que você não domina ou faz parte de um contexto alheio a você.
  • Esquecimento: você já aprendeu aquilo, talvez até mais de uma vez, mas não consegue se lembrar quando precisa.

Para falar inglês, primeiro precisamos de vocabulário, ou seja, na falta dele não existem milagres que possam resolver o problema. Se você precisa aumentar o seu vocabulário ou sente que precisa de algo para organizar os seus estudos, recomendo que você conheça nosso cronograma de estudos.

Mas se você sente que falta vocabulário na sua área de atuação, tenho uma dica excelente que poderá ajudar bastante. Coloque no Google, ou no YouTube, o nome da sua profissão em inglês seguido de business English para ter acesso a uma infinidade de materiais extras para poder praticar os inputs de ler e ouvir.

Aprendizado

Os casos em que você esquece o que quer dizer em inglês, algo que já havia aprendido anteriormente, serão tratados primeiro em relação às diferenças no aprendizado.

Estamos acostumados, por força dos métodos tradicionais de ensino, a aprender tudo de forma passiva, quando simplesmente ouvimos ou lemos sem que nosso cérebro crie estímulos práticos para fortalecer a assimilação das novas informações.

Quando não lembramos algo que já havíamos aprendido, normalmente se deve ao fato de termos recebido um aprendizado passivo.

Lembre-se, estude todas as habilidades com equilíbrio, tanto as de entrada (input): ouvir e ler, quanto as habilidades de saída (output): falar e escrever. As habilidades de entrada, conhecidas como métodos de aprendizado passivo, no máximo, nos fazem reter 50% do que aprendemos.

Ao contrário de quando conversamos, debatemos, comunicamos, praticamos, utilizamos, ilustramos, interpretamos, entre tantas outras formas ativas de aprendizado, onde são estimuladas a fala e a escrita.

Se você quer lembrar de até 95% do que aprendeu, visite nosso blog e leia o artigo que dá dicas importantes para não esquecer mais do que você já estudou.

Aspectos mentais

Cada vez mais a neurociência nos traz novidades, mostrando que às vezes as coisas não são simples como pensávamos e existem mais fatores que afetam nosso comportamento.

Na hora do branco, há emoções e pensamentos que podem estar latentes em nossa dificuldade de nos expressar em uma língua estrangeira, chamados aspectos mentais.

Analise a lista e pense se você se encaixa em algum deles:

  • Sentimento de ansiedade, de querer acelerar o processo e não ter a calma necessária.
  • Sentimento de não estar preparado ou de não ser capaz.
  • Sentimento de medo de errar ou vergonha.
  • Sentimento de querer evitar o julgamento das outras pessoas.
  • Sentimento de não gostar de ser corrigido.
  • Sentimento de timidez.

Como dizia Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.

Vença o medo de errar. Todos esses aspectos estão no nível mental e podem atrapalhar muito o aprendizado da nova língua. Não se preocupe com os julgamentos e com o que você pensa que as pessoas vão pensar; a falta de vocabulário e os aspectos mentais fazem com que as pessoas parem de falar inglês.

O nosso cérebro precisa sair da zona de conforto para aprender algo, senão seria como querer aprender a nadar sem entrar na água. Você só vai começar a falar inglês falando!

Pratique bastante conversação, de forma ativa e em equilíbrio com as demais habilidades e você vai perder o medo, pouco a pouco.

Como aprender inglês rapidamente

Digamos que você não tem muito tempo para esperar, seja você um empresário que precisa fazer negócios ou uma mãe que não pode esperar mais 5 ou 6 anos para fazer um curso.

Saiba que existem algumas dicas que vão ajudar qualquer pessoa a aprender inglês de forma rápida e diminuir a ocorrência de brancos na hora de falar:

  • Pratique inglês diariamente. De preferência conversando com amigos virtuais, chats, grupos de Facebook, etc. Lembre-se que há muita diferença entre falar e conversar.
  • Estabeleça uma forma eficiente e equilibrada de estudar. Se você dedica ao inglês 10 horas por semana, reserve uma quantidade de tempo para cada uma das habilidades citadas acima (input-output)
  • Aprenda a pensar em inglês.
  • Tenha contato com o idioma diariamente.
  • Aprenda a usar sinônimos e antônimos. Às vezes, mesmo quando você não lembra a palavra, pode ser extremamente útil se você puder explicar de outra forma o sentido da palavra ou para que serve.
  • Liberte-se do Google Translate. Pode ser prático no começo, mas a longo prazo esta ferramenta fará com que você deixe de aprender. A melhor opção é um dicionário.

Lembre-se que a aquisição da fluência em um idioma é uma tarefa que necessita de dedicação. Você vai dominar o inglês quando praticar, nunca ao contrário.

Mantenha um plano de exposição seguro à prática do idioma.

Assim como não aprendemos a nadar pulando diretamente no mar, não tem como aprender a falar inglês sem a prática constante de conversação sem se limitar à leitura e subindo degrau por degrau até conquistarmos a nossa fluência no idioma.

Mantenha a consistência e não se exponha diretamente a situações que farão com que você desanime rapidamente.

Estude com determinação e, uma vez que começar a notar os resultados, verá que valeu a pena. O conhecimento praticado se transformará em sabedoria!

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada