fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

O que impede você de atingir a fluência?

Author picture
Vânia Paula

Medo, vergonha, insegurança, decepção, arrependimento, sensação de inferioridade, raiva, obrigação…

Quais dessas sensações tem impedido você de atingir a fluência na língua inglesa?

Se você ainda está lutando contra o inglês e percebe que experimenta qualquer uma das sensações acima quando precisa ouvir ou falar em inglês, você está se sabotando!

Acompanhe o texto abaixo para entender sobre esse tema tão importante; faça uma análise e responda a seguinte pergunta: “Qual sabotador está impactando mais na conquista da fluência?”

Autossabotagem nada mais é do que “inimigos internos”; padrões mentais que nos impedem de realizar o que é melhor para nós. É algo tão sério, e está tão entranhada no nosso cérebro que, muitas das vezes, parece que somos nós. Os sabotadores são pensamentos que nos prejudicam, limitam, e nos impedem de atingir a plenitude e excelência.

Como descobrir se você está tendo um pensamento gerado pelo seu sabotador?

Sempre que nossos pensamentos geram emoções negativas como: raiva, medo, culpa, ansiedade, vergonha e etc., na verdade, quem está no controle, são os nossos sabotadores.

Nossa mente é nossa maior inimiga, e os sabotadores, quando não identificados e enfraquecidos, podem facilmente nos impedir de alcançar nossos objetivos, realizações e sucesso.

Por que conhecer nossos sabotadores pode nos ajudar a atingir a fluência e descomplicar o aprendizado da língua inglesa?

Porque conseguimos converter dificuldades e desafios consideráveis em oportunidades de aprendizagem, abandonando sentimentos limitantes e impeditivos.

Então, neste conteúdo você vai aprender a conhecer os 10 principais sabotadores que lhe impedem de realizar tudo aquilo que você sempre sonhou, e que fazem com que você sofra pelas mesmas coisas na sua vida, desencadeando uma série de frustrações, seja no campo pessoal ou profissional.

1. Crítico Interno

Este é o principal sabotador, pois o crítico interno sempre acha defeitos em si mesmo, nos outros e em tudo o que acontece na vida. Ele é chamado padrão sabotador universal, que todos nós temos.

O crítico interno não envia mensagens positivas para o cérebro, e sim mensagens que geram decepção, raiva, arrependimento, medo, culpa, ansiedade, etc. As coisas, pessoas ou fatos nunca serão suficientes para ele! É um padrão mental que faz você acreditar que precisa punir, pressionar, criticar e cobrar em excesso a si mesmo e aos outros, ou até mesmo as circunstâncias, porque senão nada acontecerá direito.

Em geral, são pessoas que tem medo ou vergonha de falar e cometer erros. Arrependem-se de não terem estudado inglês antes, e agora estão perdendo oportunidades. Ficam ansiosas ao extremo porque querem atingir a fluência o mais rápido possível. Sentem-se decepcionadas porque já tentaram diversos métodos e técnicas e não tiveram sucesso. Acham-se incapazes de dominar o idioma. Responsabilizam outros pelo seu fracasso, alegando que falam rápido demais e por isso não dá para entender, ou que o professor não é bom o bastante. Criticam as circunstâncias que julgam ser desfavoráveis, como por exemplo, falta de tempo e de recursos financeiros para fazer um intercâmbio, ou pagar um bom curso.

O crítico sempre estabelece um critério ou condição para atingir suas metas e objetivos, por isso criou o famoso “vou ser fluente quando…”; sempre remetendo a fluência para um acontecimento futuro que, na verdade, nunca ocorrerá, pois quando o crítico começa a chegar próximo daquela condição que ele julgava ideal, ele cria um novo padrão, mais distante ainda, e este ciclo vicioso dificilmente é quebrado.

2. Insistente

O insistente odeia erros. É perfeccionista e extremamente sensível a críticas. Quando ele próprio não consegue atingir os altos índices que exige de si mesmo, gera muita frustração e decepção interna.

Em geral são pessoas que querem ter certeza se estão falando ou escrevendo corretamente; não admitem falhas durante o processo, levam a perfeição a extremos, e não lidam bem com intervenções.

3. Prestativo

São pessoas que tem forte necessidade de afeição e acabam incorrendo na armadilha de abandonar seus objetivos e planos, em prol de ter aceitação dos outros. Deixam de focar nas suas próprias necessidades; não sabem falar não e saem facilmente da sua rotina para atender a necessidade dos outros.

Há um desequilíbrio por parte da pessoa, no qual, ela abandona seus sonhos e objetivos, na tentativa indireta de encontrar autoestima na aceitação e afeição dos outros.

Geralmente são pessoas que tem motivação e dedicação para estudar, mas abortam seus planejamentos e prioridades logo que surge uma necessidade externa, na maioria das vezes, para atender um pedido de parentes e amigos.

4. Hiper realizador

O hiper realizador é extremamente competitivo. Tem necessidade em ser o melhor no que se propõe a fazer e em ser reconhecido externamente. Ele precisa passar uma boa impressão, uma imagem de sucesso.

Como todo processo de aprendizagem é sujeito a falhas e o hiper-realizador busca a excelência – não se permitindo errar, ou expor as suas fraquezas – ele não se abre para o processo.

Leitura recomendada:

Livro Inteligência Positiva, por Shirzad Chamine.

5. Vítima

O sabotador mártir tem como características sentimentos de melancolia, solidão, abandono, incapacidade, comparações negativas e, em razão disso tudo, cria um padrão mental e emocional de vítima.

Justificam seus fracassos com expressões como: “Eu sou o pior da turma”, “Nunca vou conseguir”, “Ninguém me entende”.

Apresentam forte tendência a desistir ou sentem-se incapazes quando as coisas ficam difíceis; característica muito cruel para estudantes de idiomas.

6. Hiper racional

O hiper racional está sempre focado no processo racional e intelectual. Evita expor suas emoções. São altamente analíticos, reservados e tem a tendência de se isolar.

A aprendizagem e fluência do inglês se dá através de input: processo solitário, e do output: processo mediado pela interação social (grupos de WhatsApp, aplicativos de conversação, etc.) Por resistir a atividades em grupo, que requerem interação, o hiper-racional acaba limitando seu processo de aprendizagem.

7. Hiper vigilante

Acredita que precisa estar vigilante o tempo todo, pois certamente algo de ruim, perigoso ou errado vai acontecer. São extremamente pessimistas.

Por já esperarem o pior quando solicitados a realizar determinada atividade, logo pensam: “E se eu falar errado o que pode acontecer?”, “As pessoas vão rir de mim”, “Vão me corrigir”.

O sofrimento por antecipação gera ansiedade e nervosismo e, consequentemente, prejudica muito o processo de aprendizagem do idioma.

8. Inquieto

O inquieto não consegue focar, pois ele se dispersa e distrai facilmente, sempre fazendo muitas coisas em busca de variação, novidade e estímulos constantes.

Para fugir do momento presente, acaba acreditando que precisa fazer um monte de coisas novas a todo o momento, por isso busca excitação extrema no que está por vir; faz uma atividade já pensando na próxima.

Não se satisfaz com o que tem, sempre quer mais; é incapaz de se concentrar. São características que dificultam o processo de aprendizagem.

9. Controlador

Característica própria de pessoas que necessitam estar sempre no comando da situação. Ficam ansiosos e impacientes quando se sentem intimidados ou confrontados.

Quando se está aprendendo um novo idioma é natural sair da zona de controle. Com isso, ao perder o domínio da situação, ele fica impaciente e desmotivado, impactando assim no processo de aprendizagem.

10. Esquivo

O esquivo foca demais no positivo e no agradável. Quando este padrão sabotador assume as rédeas, a coisa realmente fica difícil, porque ele foge daquelas situações desagradáveis que precisa resolver e superar.

Sendo assim, tudo que não é considerado agradável, ele procrastina, resultando em ansiedade e infelicidade, o que acaba se tornando um impeditivo para a evolução e o aprendizado. Especialmente para quem não gosta de inglês, muito provavelmente, o esquivo está dominando.

A partir de agora você consegue identificar os dez culpados por você não atingir sua fluência. Use este rico conhecimento para entender os porquês de você ainda não ter alcançado todo o seu potencial.

Todas as vezes que perceber que são os sabotadores que estão dominando a situação, assuma o controle. É desafiador, eu sei, mas é perfeitamente possível. Lembre-se, conhecimento sem ação de nada adianta. Não deixe que seus sabotadores o impeçam de alcançar todo seu potencial.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada