fbpx

Espero que você goste deste artigo.

Se você precisa falar inglês no trabalho sem travar, clique aqui.

O estresse e o medo de falar inglês atrapalham você?

Gabriela Lacerda
Gabriela Lacerda

Se sua resposta foi positiva, eu vou te dar algumas dicas de como reduzir o estresse e aprender a falar sem medo! Mas, antes disso, saiba o porquê isso acontece com você.  

O medo e o estresse afetam negativamente a capacidade de aprender inglês. Isso porque o estresse prejudica a comunicação do cérebro nas áreas associadas ao aprendizado e a memória de longo prazo, fato já confirmado por pesquisas. É por isso que ouvimos tantas pessoas dizerem:  

“Sinto como se não estivesse progredindo.” 

“Eu cometo tantos erros e isso me desanima…” 

“Eu não consigo aprender inglês.”  

“Falar com nativos? De jeito nenhum! Morro de medo!” 

Você pode mudar isso! Confira agora 6 práticas para você implementar na sua rotina que te deixarão zen na hora de aprender inglês: 

1 – Devagar e sempre!

Não adianta estudar durante horas e horas, anotar um monte de vocabulário novo, ler vários artigos e encher seu cérebro de informações novas. Seu hard disk (disco rígido) não armazena facilmente muitos dados de uma vez. Então, vá devagar e sempre…  

Tenha uma rotina diária, com pequenas doses de aprendizado. Adquira o hábito de aprender. Tire um tempo, mesmo que seja apenas 15 minutos, todos os dias para estudar. Você pode ouvir um podcast no caminho do trabalho ou assistir uma aula no YouTube depois do jantar. (Faça anotações e revise 5 minutos antes de ir pra cama). 

2 – Speak, Speak, Speak! 

Comece a falar inglês na primeira semana de estudos. Encontre alguém para praticar. Pode ser um amigo, um professor, alguém que regularmente fale com você. E não tenha medo de errar! Entenda que cometer erros é parte do processo. Não fique constrangido. Apenas encontre a pessoa certa e comece a falar! É aquela velha máxima: “a prática leva a perfeição.” 

3 – Anote! 

A memória de longo prazo é formada pela repetição. E visualizar e revisar suas anotações ajudará na memorização de forma mais rápida e fácil. Se você não anotar as palavras e expressões novas que você está aprendendo, você simplesmente perderá seu tempo. 

4 – Leia e ouça ao mesmo tempo! 

Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras escrevendo e outras lendo. Identificar qual é a sua melhor forma de aprendizagem será ótimo. Mas, não há nada mais efetivo do que combinar métodos.  

E uma dica: ler e ouvir ao mesmo tempo é CINCO VEZES mais eficaz do que apenas ler ou apenas ouvir.  

5 – Have a Positive Mental Atitude! 

Pare de se culpar por não conseguir aprender! Essa visão negativa que você tem de si mesmo acaba trazendo um dano enorme para sua autoestima e atrapalha seu processo de aprendizagem. Não se esqueça: “You’ve got the power!” (“Você tem o poder!”) O poder da mente é incrível! O que você acredita acaba se tornando verdade. 

Entenda que aprender uma nova língua demanda trabalho duro. Se você sente que está falhando, não é sua culpa, mas seu método ou sua mente que precisa mudar. 

6 – Não empurre com a barriga! 

Não aprenda inglês por obrigação e não estude apenas para ter um diploma para colocar no seu currículo. Faça do aprendizado um hobby e não uma tortura. Porque quando você é apaixonado por alguma coisa, ela se torna muito mais interessante e muito mais fácil de aprender. 

Viu como não precisa ter medo? 

Fluência Descomplicada

Se você busca resultados na evolução do seu inglês, conheça o curso Fluência Descomplicada, aqui da Nação Fluente.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Conheça o nosso curso
Fluência Descomplicada