fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Destrave seu inglês com o coaching para idiomas

Author picture
Vânia Paula

Muitas pessoas já sabem que o inglês é importante e estão deixando escapar oportunidades melhores para suas carreiras. Porém, vivem lutando com esse negócio de ficar fluente em inglês devido ao medo de falar errado e serem julgadas por outras pessoas.

Por mais que estudem, ainda sentem insegurança na hora da conversação; não conseguem desligar a tecla SAP na cabeça e acabam demorando para desenvolver a fluência.

Isso não tem a ver só com o material que você está estudando, nem com o método, mas com a sua mente. É lá que tudo acontece.

Se preferir, pode assistir essa aula aberta transmitida no YouTube.

Sua confiança começa na mente!

A história geralmente é a mesma:

  • A pessoa se matricula num cursinho
  • Tenta ensino tradicional ou online
  • Tenta estudar sozinho ou com professor particular
  • Muda de escola e livro
  • Testa outro método
  • Faz intercâmbio…

Após dois ou quatro anos, sentada numa roda de pessoas, vem a oportunidade de falar inglês, mas trava na hora!

Ou durante uma conversa com um nativo, ou estrangeiro, não consegue entender tudo o que ele disse, perdendo um monte de palavras.

Por isso, vamos falar de quatro aspectos da mente que são os principais responsáveis por influenciar quem vai conseguir atingir a fluência no inglês e quem não vai, assim como quem vai atingir a fluência mais rápido e quem vai demorar anos e anos dando voltas em círculos.

Memória

Entenda que para você elevar seu nível de proficiência você precisa ter vocabulário, e para tê-lo com eficiência você precisa aprender e não esquecer. Aquilo precisa ficar armazenado na sua memória de longo prazo depois que você aprende.

Emoções

Se você tem suador toda vez que você precisa usar o inglês, ansiedade e palpitação no coração, significa que você está tomado por uma série de emoções que vão comprometer a sua performance na hora de usar o setor do seu cérebro responsável pela fala.

Pensamentos em inglês

Esse é o terceiro aspecto da mente. Aquela hora que você precisa falar inglês e isso acontece de uma forma muito lenta, porque você precisa primeiro pensar em português para depois traduzir para o inglês.

Hábito

E quando começa a estudar, até começa animado, mas conforme o tempo passa, você não consegue ver resultados rápidos, cai a motivação e você acaba não mantendo uma rotina de estudo.

Use as ferramentas certas

Quem nunca fez um “projeto verão”?

Se matriculou na academia mais sofisticada da cidade, comprou roupas, tênis e squeeze novos, começou a frequentar a academia, e com o passar do tempo aquilo ficou chato, só por ter que repetir aqueles negócios sozinho o tempo todo.

Por melhor que a academia seja, o professor não fica o tempo todo no seu pé, observando o que você está fazendo de errado, corrigindo sua postura, te puxando para você fazer mais do que você está fazendo.

O aprendizado do inglês acontece exatamente da mesma forma. E para lidar e transpor todos esses desafios da fluência existem três ferramentas muito eficientes.

  • Programação neurolinguística
  • Neurociência aplicada a aprendizagem
  • Coaching para idiomas

Neste artigo falo especificamente do coaching, uma metodologia estruturada que apoia a pessoa para superar os obstáculos para atingir um objetivo.

Você pode conseguir um corpo saudável sozinho, sem um personal trainer. Mas por que cada vez mais pessoas têm contratado estes profissionais?

Não existe certo ou errado na hora da malhação, nem na hora de aprender inglês.

O maior erro das pessoas é acreditar que força de vontade é suficiente para superar. Pode ser que você precise de um personal trainer, ou do coaching para idiomas, dependendo do seu objetivo.

Essa técnica utiliza cinco pilares, também chamados de 5C’s, essenciais para o seu objetivo. Veja eles:

1º pilar: clareza

Você precisa ter um objetivo de fluência muito bem definido. Ter clareza do caminho que você precisa percorrer para chegar lá, e mais do que isso, ter precisão do que pode te ajudar a chegar mais rápido e do que pode te atrapalhar também.

2º pilar: caminho

Onde será definido os exatos passos que você precisa dar para chegar na fluência. Assim como no Google Maps, você informa onde quer chegar e o aplicativo traça a rota para você, o coaching para idiomas vai te auxiliar no processo de traçar suas metas da fluência.

3º pilar: caminhar

Agora vem o nosso terceiro pilar, o caminhar: no coaching para idiomas você vai estudar e usar o idioma. Lembre-se que não basta só estudar, você também tem que usar, e do jeito certo, pois as chances de você se distrair e entrar numa rua errada e se perder enquanto estuda são grandes.

Se você dirige, sabe que tem que manter o pé no acelerador. Se você parar de acelerar, seu carro para e você não chega no seu destino.

4º pilar: consistência

Depois que você começa a ter contato com o idioma, você nunca mais para. Às vezes reduzir um pouco, outras vezes ultrapassar, mas essa consistência te leva ao seu objetivo final.

5º pilar: conquista

Quando a gente chega no destino. O grande diferencial entre o Google Maps e a fluência no inglês é que a conquista do aluno que está aprendendo inglês não chega só no fim.

Existem várias pequenas vitórias durante o trajeto que fazem com que esse aluno perceba evolução e colha no curto prazo os frutos do seu sacrifício. Por isso, ele se motiva e continua no ciclo virtuoso, até que vai atingindo cada vez mais altos patamares de proficiência.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada