fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como vencer o cansaço para ter uma rotina agradável de estudos

Author picture
Vânia Paula

Quem nunca, em plena segunda-feira, acordou decidido que era hora de começar a dieta? E a semana vai passando, e quando está se aproximando da sexta-feira você já começa a desistir da ideia de emagrecimento e se afunda nas guloseimas.

Quando a gente fala de fluência em um segundo idioma não é diferente.

Uma das maiores dificuldades para se tornar fluente em inglês é o cansaço, a preguiça e o desânimo.

A fluência em inglês necessita de perseverança. Estamos acostumados a buscar o prazer momentâneo e rápido e existem obstáculos que nos atrapalham em conseguir o nosso objetivo no inglês. Vamos chamá-los “inimigos da fluência”.

Neste artigo, você vai observar na prática como combater estes inimigos e aprimorar seu aprendizado de inglês.

Se preferir, pode assistir essa aula aberta transmitida no YouTube.

A investigação

Vamos começar nossa busca por vencer a preguiça através de uma investigação pessoal para você.

Responda às seguintes questões em um caderno:

  • Quais são os seus inimigos da fluência?
  • Quanto porcento do seu dia está cercado pelo inglês?
  • O que você precisa fazer na prática para conseguir aumentar isso?

É necessário entender que o inglês tem que se encaixar na nossa rotina, não o contrário e o que você faz enquanto você está no cursinho é ínfimo diante do que é necessário fazer.

Você não tem que acrescentar horas e mais horas de estudos e sim adquirir a fluência de forma inteligente. Para isso, você pode seguir os conceitos da lei de Pareto (também conhecido como 80/20), que diz que para muitos eventos, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Não se trata de estudar mais, e sim melhor. Considerando esse princípio, estudar mais não significa ser mais eficiente. Se você já não tem tempo mesmo para estudar, o objetivo é ter resultado com o pouco tempo que você tem, mesmo que sua rotina seja muito louca e seu prazer pelo inglês não seja dos maiores.

Etapa 1: encaixe o inglês na sua rotina

Mesmo tendo pouco tempo para os estudos, precisamos montar uma agenda e identificar espaços para atividades de aprendizagem e de aquisição.

O primeiro passo é criar uma tabela no Excel conforme o exemplo abaixo. Os horários devem estar com intervalos de 30 minutos.

Você vai preencher esta tabela com suas atividades diárias, nos seus respectivos horários.

Abaixo segue lista do que você tem que colocar na sua lista:

  • Planejar a semana
  • Dormir
  • Almoçar
  • Jantar
  • Tomar banho
  • Ir para o trabalho
  • Trabalhar
  • Malhar
  • Estudar (faculdade, outros cursos)
  • Cuidar família
  • Cozinhar
  • Cuidar de afazeres domésticos
  • Descansar/Lazer
  • Meditar/Orar/Ir à igreja
  • Lavar o carro
  • Dar banho no pet
  • Ir ao supermercado
  • Passear com o cachorro
  • Estudar inglês
  • Ir ao médico

Depois que você preencheu tudo e viu que suas atividades estão todas listadas, imprima essa tabela (a impressão facilita na visão e gestão das tarefas).

Esta etapa se encerra e quero deixar um ensinamento: foque na frequência primeiro e depois na excelência. Faça do estudo do inglês uma frequência na sua rotina. Com tempo você sentirá que chegou a hora de buscar a excelência.

Etapa 2: descubra formas agradáveis de ter contato com o idioma

Nesta etapa, vamos falar sobre prazer. Você precisa adaptar sua série de estudos com o que você gosta, o que você gosta de ler, ouvir e assistir, o que você gosta de fazer enquanto está descansando. Se gosta de YouTube, Instagram e Facebook, você pode começar a acompanhar canais e influenciadores que te dão bagagem em inglês. Busque aplicativos que mantenham o seu contato com o inglês enquanto você não está estudando.

Etapa 3: coloque a mão na massa

Enquanto você estiver encarando o inglês como uma disciplina que você aprendeu na escola, isso vai ser um fardo eterno; qualquer coisa vai ter mais prioridade, por isso a agenda é a primeira coisa para se manter descansado, disposto e motivado.

O segundo passo é remover as distrações enquanto estuda. Se você estuda mais de 30 minutos por dia, aplique a técnica pomodoro. Esse é um método de gerenciamento de tempo onde você trabalha em uma tarefa escolhida por cerca de 25 minutos e depois pausa por cerca de 5 minutos para depois voltar novamente à tarefa. A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar.

Outra coisa importante para se manter motivado e disposto a estudar é estabelecer quick-wins, que são oportunidades de melhorias que possuem características de baixa complexidade de execução, ou seja, com curto prazo.

Dica Bônus

Se mesmo depois dessa estratégia que aprendeu, você ainda se sente perdido na hora de estudar  e precisa de um cronograma completo, com atividades em inglês para cada dia da semana e rotinas envolvendo as 4 habilidades da fluência (listening, speaking, reading e writing), veja aqui.

Jamais esqueça, conhecimento e sabedoria são coisas diferentes. Você obteve conhecimento neste artigo. A sabedoria está em colocar este conhecimento em prática. Te garanto com certeza matemática que, se você aplicar isso que você aprendeu de forma consistente o resultado é inevitável.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada