fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

Como usar o YouGlish ao máximo: ferramenta que ajuda a pronunciar inglês do jeito certo

Author picture
Robson Flores

Aprender inglês pode ser uma tarefa desafiadora, mas existem diversas ferramentas e recursos que podem ajudar a tornar esse processo mais eficaz e divertido. Uma dessas ferramentas é o YouGlish, uma plataforma online que utiliza vídeos do YouTube para te ajudar a melhorar a pronúncia em inglês.

Neste artigo, vamos explicar como ela funciona e como usá-la para melhorar o seu aprendizado de inglês.

Como funciona o YouGlish

YouGlish é um site de ensino baseado em vídeo que permite que os usuários pesquisem por palavras-chave e selecionem vídeos do YouTube que contenham essas palavras.

Ao pesquisar um termo específico, “push forward“, por exemplo, a ferramenta retorna uma lista de vídeos onde o termo é falado.

Os usuários podem então selecionar um vídeo e o site exibirá a transcrição sincronizada do vídeo, com as palavras sendo destacadas enquanto são faladas. Isso permite que os usuários acompanhem a pronúncia e o uso das palavras em contexto.

Além disso, a ferramenta também permite que os usuários criem listas de reprodução de vídeos para estudar palavras e expressões específicas.

Como usar o YouGlish para melhorar o inglês

O uso da ferramenta é gratuito e você pode usar diretamente abaixo (sim, funciona diretamente neste artigo) ou pelo site da plataforma:

Primeiramente, note que é possível definir que o resultado apresente vídeos em inglês dos seguintes países:

  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Escócia
  • Nova Zelândia

Isso é ótimo para quem já está no nível de focar em um determinado sotaque (ou simplesmente gosta mais de um tipo de inglês do que outro).

A melhor maneira de usar o YouGlish para melhorar seu inglês é pesquisando por palavras e vídeos relacionados aos seus interesses e ao seu nível.

Por exemplo, se você estiver aprendendo inglês básico, você pode selecionar aqueles vídeos com palavras e frases simples. Se você estiver interessado em assuntos sobre trabalho, você pode focar em vídeos que tratem do tema.

Além disso, é importante anotar as palavras novas que você aprendeu (pesquise o significado delas em um dicionário sem tradução) e praticar a pronúncia em inglês fazendo shadowing, pois você pode gravar-se repetindo a frase que está na tela (ouça e salve sua gravação para comparar sua evolução):

O YouGlish possui um gravador incorporado
Gravador incorporado

Lembre de habilitar o uso do microfone para o navegador web (e não se preocupe, o seu áudio não fica salvo no servidor da ferramenta e ninguém mais tem acesso).

Já se você cria uma conta gratuita, você ainda pode salvar as faixas e criar listas de palavras. Peguemos como exemplo a palavra “consumer“, da nossa lista de inglês corporativo. Ao clicar em “Salvar”, a frase e a palavra-chave que você pesquisou vão para a aba “Minhas faixas”, na página “Meu conteúdo”, onde você pode editar e adicionar uma observação e uma categoria. Sempre que você quiser revisar, bastar tocar no botão de play:

YouGlish permite salvar faixas dos vídeos
Opção de salvar a faixa
Lista das faixas que você salvou no YouGlish
Lista de faixas salvas

Outra função interessante para usuários logados está na aba “Minhas palavras”, em que você mesmo monta uma lista palavras, facilitando que você ouças elas todas em um só lugar:

Outros recursos avançados no YouGlish

A plataforma, apesar de aparentemente simples, disponibiliza recursos avançados no player, como:

  • Voltar 5 segundos
  • Replay do trecho inteiro
  • Aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução

Sem contar as opções avançadas de pesquisa que quase ninguém conhece, pois elas podem ser filtradas por classe de palavra (substantivo, verbo, advérbio, adjetivo), por tipo de frase (?, !), por tópico usando a hashtag (#topic), por gênero (m, f) ou qualquer combinação entre esses.

YouGlish permite realizar pesquisas avançadas, para distinguir palavras usadas em contextos diferentes
Pesquisa avançada

Veja como fazer:

Exemplos de classes de palavras:

  • call:v (“call” como um verbo)
  • call:n (“call” como um substantivo)
  • daily:a (“daily” como um adjetivo)
  • daily:ad (“daily” como um advérbio)

Exemplos de classe de frases:

  • call ? (“call” na forma interrogativa)
  • call ! (“call” na forma exclamativa)

Exemplos de gêneros:

  • call :m (“call” pronunciado por pessoa do sexo masculino)
  • call :f (“call” pronunciado por pessoa do sexo feminino)

Exemplos de hashtags:

Bem completo, não?

Vantagens do uso do YouGlish

O YouGlish oferece várias vantagens para o aprendizado de inglês. Primeiro, usar vídeos do YouTube torna o processo de aprendizado mais interessante e divertido.

Em segundo lugar, o site permite que os usuários pratiquem a leitura, a compreensão oral do idioma e a pronúncia em inglês, o que é importante para uma comunicação segura e eficaz.

Por fim, a ferramenta deve ser usada para complementar outras formas de aprendizado, como encontros de conversação.

Conclusão

O YouGlish é uma excelente opção para aqueles que desejam melhorar o aprendizado e a pronúncia em inglês, aumentando, assim, a segurança e confiança na hora de falar.

Para tirar o máximo proveito dele, é importante pesquisar por vídeos relacionados ao seu nível de habilidade e interesses, anotar as palavras novas, praticar a pronúncia e utilizar todos os recursos que ele disponibiliza.

Além disso, ele pode ser usado para complementar outras formas de aprendizado, como aulas de inglês com professores e alinhado a diversos outros recursos.

Em resumo, se você quer melhorar seu inglês de uma forma divertida e eficaz, vale a pena experimentar o YouGlish.

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada