fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

10 passos para afiar o seu inglês usando a Netflix

Author picture
Vânia Paula

Quem não passa horas e mais horas na frente da TV assistindo filmes e séries que atire a primeira pedra!

Mas se esse não é o seu caso, tudo bem! Você pode usar as estratégias que eu vou ensinar aqui hoje com outros tipos de vídeos que sejam do seu interesse.

Sabe quando chegamos em casa e tudo o que queremos é ficarmos esparramados no sofá, descansando e assistindo um pouco de TV?

Pois é, neste artigo você vai aprender que, mesmo relaxando e descansando, é possível afiar o seu inglês usando as estratégias corretas.

Se preferir, pode assistir essa aula aberta transmitida no YouTube.

A importância de input + output

A primeira coisa que você precisa entender é que, assistir qualquer coisa em inglês faz parte das atividades de input, ou seja, colocar o inglês na cabeça.

E usar vídeos – filmes, séries ou documentários – para fazer o input do inglês, é muito melhor do que apenas ouvir.

Isso porque ao ver, você usa uma parte essencial na interpretação da comunicação: a parte visual. Desse modo, você consegue fazer leitura labial e corporal.

É muito mais fácil assimilar a informação recebida quando há elementos visuais ao seu favor e não somente os elementos auditivos.

Por isso, use e abuse e vídeos para afiar seu inglês. No entanto, não basta assistir ao vídeo.

Você precisa fazer o input e principalmente o output, ou seja, a saída do que você aprendeu. Assim você assimila o que você viu e ouviu na sua memória de longo prazo.

Filmes em inglês além de Hollywood

Além dos filmes americanos, explore a diversidade do mundo anglo-saxônico com categorias de filmes em inglês de outros países na Netflix. Isso não só enriquecerá seu vocabulário e compreensão do idioma, mas também ampliará sua perspectiva cultural:

  1. Filmes australianos na Netflix: mergulhe na cultura e sotaques únicos da Austrália.
  2. Filmes canadenses na Netflix: experimente a riqueza linguística e cultural do Canadá.
  3. Filmes irlandeses na Netflix: descubra a autenticidade e charme da Irlanda.
  4. Filmes neozelandeses na Netflix: conheça as histórias e cenários encantadores da Nova Zelândia.
  5. Filmes britânicos na Netflix: aprecie a elegância e a profundidade do cinema britânico.

Opção para quem não gosta de filmes e séries

Se você não gosta de filmes, séries ou documentários, use o YouTube com vídeos e canais de assuntos do seu interesse. A exata estratégia ensinada neste artigo pode ser aplicada do mesmo jeito.

Uma dica adicional para quem for usar o YouTube é ir no filtro e escolher vídeos que tenham legendas nativas (e não aquelas geradas automaticamente, que às vezes são cheias de erros).

Acredite, tem muito vídeo com no YouTube que o dono do canal tem o trabalho de acrescentar a legenda.

Passo a passo para afiar o seu inglês usando a Netflix

Pegue papel e caneta e siga o passo a passo a seguir:

  1. Assista ao vídeo completo, com áudio em inglês e legenda em português. Não se preocupe com nada, apenas assista relaxando e descansando. Não anote nada, não pause o vídeo, não volte.
  2. Quando acabar, volte os últimos 5 minutos do vídeo e coloque a legenda e o áudio em inglês. Assista novamente focando no que você está ouvindo e lendo.
  3. Volte os últimos 3 minutos do vídeo e coloque o áudio em inglês e sem legenda. Assista novamente prestando atenção às nuances, ritmo e entonação na fala dos personagens. Perceba como as palavras se conectam umas com as outras.
  4. Volte os últimos 2 minutos do vídeo com legenda em inglês e anote as palavras que você ainda não sabe o significado (mas você vai precisar escrever a frase completa, pois palavra fora de contexto vira pretexto… é sério!)
  5. Abra o Google Imagens e busque pelas palavras que você escreveu no passo anterior.
  6. Se a imagem não for o suficiente para entender o significado, vá ao dicionário. Eu sugiro o Cambridge Dictionary. Esqueça o Google Translate!
  7. Depois que você entendeu o significado – seja com imagem ou com a definição do dicionário em inglês -, escreva pelo menos 3 frases usando as novas palavras. É para escrever, não é para digitar.
  8. Se você estiver inseguro se o que você escreveu está correto, use a ferramenta Grammarly para fazer uma verificação gramatical e não se esqueça de fazer isso usando o seu celular com o teclado configurado no idioma inglês.
  9. Pegue o gravador do seu celular e comece a gravar em voz alta o que você escreveu. Se você não souber qual a pronúncia correta, você pode abrir o dicionário e clicar no botão autofalante para checar a pronúncia.

Até aqui você praticou 3 das 4 habilidades da fluência: o listening (ouvir), o reading (ler) e o writing (escrever) e agora é hora de praticar a melhor de todas, o speaking (falar).

  1. Agora escolha alguém do seu círculo social que você confia, ou que também esteja aprendendo inglês, e marque nos comentários deste artigo. Convide ele ou ela para ser um guardião da fluência junto com você. Conte que você assistiu ao filme ou série (você pode mandar um áudio no WhatsApp), e pontue os seguintes tópicos:
  • Qual era filme, série ou documentário
  • Qual foi o enredo do vídeo – sobre o que falava.
  • Qual sua opinião sobre o vídeo.

Agradeça ao seu amigo pelo tempo e pergunte: “In order to help my improvement, do you have any question about any comments about my audio?

Pronto, nesses 10 passos você conseguiu praticar de forma equilibrada as 4 habilidades essenciais para ser fluente: ler, ouvir, escrever e falar.

Pontos de atenção

  • Foque em filmes e séries que você gosta.
  • Use um caderno para você ir anotando sua evolução. Você pode escrever como você se sentiu, o que foi mais divertido, o que foi mais desafiador e quais os pontos de melhoria.
  • Não negligencie a parte da conversação e da escrita. Elas são essenciais.

Recurso adicional

Quer tornar mais envolvente esse exercício de aprender inglês com a Netflix? O Language Reactor é um site que oferece uma abordagem inovadora para o aprendizado de idiomas, focado principalmente no ensino de inglês como segunda língua.

Ele fornece uma plataforma interativa e envolvente, projetada para aprender e fixar o vocabulário enquanto assiste aos filmes e séries. Vale a pena experimentar

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada