fbpx

Espero que você goste deste artigo.

Se você precisa falar inglês no trabalho sem travar, clique aqui.

A melhor maneira de aprender inglês com música

Vânia Paula
Vânia Paula

Ei, chega de cantar as suas músicas preferidas no “embromation” ou cantar músicas com letras duvidosas achando que o cantor está falando uma coisa e está falando outra!

Músicas são mágicas para quem quer turbinar o inglês, sabe por quê?

Quem nunca memorizou aquele jingle de campanha política? Quem nunca memorizou aquela música chiclete que basta alguém cantar e aquilo não sai da cabeça?

E se somos capazes de memorizar algo que a gente não gosta, imagina do que somos capazes com algo que a gente gosta?

Pois bem, eu fico enlouquecida quando vejo gente se matando pra estudar vocabulário com processos complexos, quando a coisa toda é muito mais simples do que pintam por aí.

Talvez você queria conferir o artigo abaixo, ele pode ser muito útil. Aí depois você volta aqui para ver o passo a passo com as músicas.

6 passos para aprender vocabulário e não esquecer NUNCA MAIS NA VIDA

Vamos ao roteiro, mas antes disso, eu preciso te lembrar do que eu falo aqui repetidamente:

“Você precisa estudar as 4 habilidades (ler, ouvir, falar, escrever) com equilíbrio”

E se essa é a sua primeira vez aqui, nesse artigo eu explico tudo:

Dicas para lembrar de 95% do inglês que você aprende

Não seria diferente com músicas, por isso, depois te ter lido os 2 artigos que eu sugeri acima, siga o seguinte roteiro:

  1. Escolha 5 músicas que você tem ouvido ultimamente e crie uma playlist com o nome de: Turbinando meu inglês (Pode ser no Spotify, Deezer, YouTube, ou qualquer outro player)
  2. Baixe o app Letras no seu celular:

Aqui você baixa no Android.

E aqui você baixa no iOS.

  • Crie a playlist lá também com as 5 músicas que você escolheu no primeiro passo, isso é importante para você focar.
  • Dê um play na música e acompanhe a letra (em inglês) junto com o app Letras. Esse app também tem o vídeo da música, mas isso pode consumir a sua Internet.
  • Preste atenção na entonação, ritmo, velocidade e contrações.
  • Role a tela para o lado para conferir a tradução em português e comece a fazer associação das palavras que você não conhecia o significado.

Atenção: músicas são poemas. Esqueça de querer ficar traduzindo tudo ao pé da letra porque muita coisa não fará o menor sentido fora de um contexto maior.

  • Agora que você checou a letra da música e sabe o que está cantando é hora de cantar – que delícia! E se você descobrir que andava cantando coisas obscenas demais, pode remover a música da playlist (risos…)
  • Ouça a música e cante repetidamente e, sempre que você esquecer o significado de uma palavra, mesmo já tendo visto antes, é porque você não aprendeu de verdade. Nesses casos escreva a palavra e siga o passo a passo que eu ensino no artigo: “6 passos para aprender vocabulário e não esquecer nunca mais na sua vida”.
  • Acesse o site Lyrics Training, procure a sua música por lá e brinque até seus dedos caírem! O Lyrics Training é um site viciante, com um game do tipo karaokê para você ir completando a letra da música. Vai por mim, você vai viciar nele, mas é para um bem maior.

Nota: Ele também está disponível para Android e iOS, mas eu prefiro que você use o site.

Depois que você já estiver entendendo 100% das músicas que você escolheu e conseguindo cantá-las sem “embromation”, siga todos os passos para novas opções e aproveite para ouvir sua playlist enquanto dirige, faz academia, lava a louça e por aí vai.

Quando você menos esperar, estará entendendo outras canções sem precisar fazer nada disso, acredite!

E aí, qual vai ser a primeira música na sua playlist?

E lembra de compartilhar isso com os amiguinhos, combinado?

Fluência Descomplicada

Se você busca resultados na evolução do seu inglês, conheça o curso Fluência Descomplicada, aqui da Nação Fluente.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Conheça o nosso curso
Fluência Descomplicada