fbpx
Espero que você goste deste artigo

Se você precisa ir além do conteúdo gratuito, clique aqui.

6 passos para aprender vocabulário inglês e não esquecer mais

Author picture
Vânia Paula

Se você tem dificuldade de lembrar o que aprende é porque, na verdade, você não aprendeu.

Quando somos expostos a novas informações elas são armazenadas na nossa memória de curto prazo. Normalmente quando dormimos, o cérebro decide o que ele vai levar para a memória de longo prazo e, adivinha?

Tudo o que ele não considera como importante ele manda apagar, legal né?

E olha só, eu estou explicando de uma forma beeeeeeeeeem resumida tá? Isso tem muito de neurociência e não dá pra entrar na teoria aqui, senão esse artigo vai ficar “chato”. Qualquer dia você me convida pra tomar uma cerveja (Heineken, por favor) ou um café, e eu te explico tudo, ou você pode assistir o desenho: Divertidamente (Inside Out), e aprender de uma forma bem simples.

Mas voltando…

O nosso objetivo é “hackear” o cérebro para que ele nos ajude a guardar aquela informação nova na nossa memória de longo prazo e, para fazer isso, precisamos usar o máximo possível dos nossos canais sensoriais, assim como associar as novas palavras às coisas já armazenadas na nossa memória.

Na prática, quando você aprender algo novo, você vai fazer os seguintes passos:

1) Salve este artigo para aplicar a técnica na hora que você estiver com tempo.

2) Senta o bumbum na cadeira, pega o caderno, caneta e faça esses desenhos abaixo (não, você não precisa ser artista, ninguém vai ver sua obra prima).

3) Para cada preposição, faça uma imagem mental com um objeto diferente. Com os olhos fechados pense nos adjetivos do objeto (cor, tamanho, textura, movimento, sons, cheiro, sabor). Você leva menos de 10 segundos pra fazer isso, é muito rápido.

Exemplo para a preposição IN: Acabei de pensar em uma caixa contendo 5 maçãs, bem vermelhas e com um cheiro maravilhoso, até peguei uma maçã na mão, senti sua textura e dei uma mordida pra experimentar o sabor, tudo mentalmente.

4) Agora escreva o seu pensamento. Exemplo: “There are 5 apples IN the box.”

5) Pegue o gravador do seu celular e grave a frase em voz alta.

6) Escute, mas sem autocritica destrutiva. Se achar necessário, grave novamente e siga a mesma etapa para as outras preposições.

No exemplo acima eu busquei uma palavra que eu já tinha na memória, no caso, maçã. E eu usei todos quase todos os meus canais sensoriais (visão, tato, paladar e olfato)

Para você aprender a técnica você pode fazer isso com a palavra que quiser (eu utilizei as preposições).

Quando você segue esses 6 passos, usando inclusive a escrita, audição e a fala, é quase impossível não memorizar a palavra.

Agora, você precisa ter em mente algo muito importante sobre o seu cérebro: se você não praticar inglês diariamente, você vai esquecer. O cérebro sabe quando uma memória não é usada. Se o “setor inglês” não é ativado constantemente, ele entende que aquilo não é importante e apaga tudo!

Portanto, inglês todo santo dia viu, mocinho?

O que vem agora...

Isso que você acabou de ler foi nosso conteúdo gratuito. Espero que tenha sido útil no seu aprendizado.

Agora, se você busca resultados rápidos na evolução do seu inglês, conheça o nosso curso Fluência Descomplicada.

Ele é focado na prática; por isso, disponibiliza ao aluno cinco encontros semanais para treinar conversação em inglês, com duração de 1 hora e meia cada, totalizando 7 horas e meia de conversação por semana.

Se o aluno precisa tirar dúvidas, praticar sobre um tema específico e deseja avaliar sua evolução, ele também pode contar com as aulas individuais exclusivas entre ele e o professor, que ocorrem uma vez por semana com duração de 50 minutos.

Para traçar estratégias para aprender inglês de maneira eficaz, tirando o máximo proveito disso tudo, o aluno também recebe acesso aos encontros de coaching voltado para idiomas.

Por fim, há a área do aluno, com vídeo aulas e material de apoio em uma plataforma de fácil acesso.

Conheça todos os detalhes do curso Fluência Descomplicada.

Gostou das dicas?

Se você acha que este artigo pode ajudar alguém que você conhece, compartilhe-o facilmente por meio de sua escolha

Compartilhe

Quer ir além do conteúdo gratuito do nosso blog?

Você também pode conhecer
o curso Fluência Descomplicada